A Justiça autorizou, na manhã desta quinta-feira (10), que 1.751 presos do sistema penitenciário do Distrito Federal fossem beneficiados com a saída temporária, também conhecida como “saidinha”.
Entre os liberados, estão 51 mulheres, conforme informações divulgadas pela Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape-DF). A saída temporária começou nesta quinta-feira e segue até a próxima segunda-feira (14/10).
O benefício está previsto na Portaria nº 02/2024 da Vara de Execuções Penais (VEP-DF) e contempla detentos que cumprem pena no regime semiaberto, com autorização para trabalho externo ou saídas temporárias.
Segundo as regras, o detento que não retornar no dia e horário previstos será considerado foragido e pode perder o direito ao regime semiaberto. A VEP/DF estabeleceu nove saídas temporárias para o ano de 2024.
A Polícia Penal do Distrito Federal destacou, por meio de nota, que a população pode colaborar com informações sobre foragidos ou detentos que descumprirem as regras da saída temporária.
As denúncias podem ser feitas pelo disque-denúncia, disponível pelo telefone ou WhatsApp no número (61) 99666-6000. O anonimato do denunciante é garantido.