Pesquisa Datafolha, divulgada nesta sexta-feira (1º), aponta que 55% dos entrevistados concordam com as restrições impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), como o uso de tornozeleira eletrônica. O instituto ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais nos dias 29 e 30 de julho. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou menos.
Sobre as restrições impostas a Bolsonaro, 44% disseram concordar totalmente e 11% afirmaram concordar em parte. Já 32% discordam totalmente e 9% discordam em parte. Um total de 1% dos entrevistados disse que não concorda nem discorda e 3% não sabem.
De acordo com o levantamento, além de aprovar a imposição da tornozeleira ao ex-presidente, 55% dos entrevistados acham que Bolsonaro tinha a intenção de sair do Brasil. Outros 36% disseram que não e 10% não opinaram. O ex-presidente foi alvo de mandado da Polícia Federal (PF) no dia 18 de julho, em operação autorizada pelo STF, que determinou medidas restritivas ao ex-presidente, entre elas o uso de tornozeleira eletrônica.
A aprovação às medidas cautelares contra Bolsonaro é maior entre os menos instruídos (59%) do que entre os que têm ensino superior (51%). Entre os que ganham até dois salários mínimos (57%) a aprovação também é maior. Na classe média, o índice de aprovação é de 44%.