No dia 16 de agosto é celebrado o aniversário de Madonna, uma das maiores estrelas da história da música. Neste sábado, ela completa 67 anos de vida e mais de 40 anos carregando o título de Rainha do Pop. Com mais de 300 milhões de discos vendidos em todo o mundo, a cantora segue sendo a artista feminina mais bem-sucedida da história da música.
No universo musical, Madonna lançou inúmeros hits que marcaram gerações. Entre os mais emblemáticos estão Holiday, Like a Virgin, Material Girl, Hung Up, Like a Prayer e La Isla Bonita. Clássicos como Vogue ajudaram a popularizar o estilo de dança voguing e trouxeram a cultura ballroom para o conhecimento popular, mantendo-se até hoje como referência estética e sonora.
Nos palcos, a Queen of Pop construiu performances que se tornaram ícones da cultura pop. Quem não se lembra do famoso figurino de sutiã em formato de cone criado por Jean Paul Gaultier, ou então da sua entrada com um vestido de noiva no VMA de 1984?
Já no cinema, Madonna também deixou sua marca: ao todo, sua carreira cinematográfica é composta por 21 filmes, sendo dois dirigidos por ela. Em 1996, fez o trabalho que é considerado por muitos o auge de sua performance como artista. Ela interpretou Eva Perón no musical Evita e, por sua atuação, conquistou o Globo de Ouro de Melhor Atriz. Outros trabalhos incluem participações em filmes como Who’s That Girl?, Shanghai Surprise e trilhas sonoras marcantes.
Além de cantora e atriz, Madonna consolidou sua presença como empresária com a criação da gravadora Maverick, parcerias milionárias com Live Nation e uma sólida carreira no mundo da moda e dos negócios.
Além de suas conquistas musicais e cinematográficas, um dos momentos mais memoráveis da carreira de Madonna aconteceu no Brasil. Em maio de 2024, ela encerrou a Celebration Tour com um show gratuito na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, reunindo estimados 1,6 milhão de pessoas – o maior público registrado em um de seus shows e um dos maiores shows gratuitos da história.
Montado em um palco de 812 metros quadrados com 18 metros de altura e mais de 18 torres de som, o concerto contou com projeções gigantes, bailarinos sincronizados, figurinos impactantes, participações de artistas brasileiros como Pabllo Vittar, e momentos de homenagem, como a lembrança de vítimas da AIDS e referências a personalidades icônicas do País.