Categories: Política

Macron elogia Lula em último dia de agenda no Brasil

O presidente da França, Emmanuel Macron, chegou ao Palácio do Planalto no início da tarde desta quinta-feira (28), onde foi recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para uma reunião bilateral entre os dois chefes de Estado. O francês elogiou o trabalho do presidente do Brasil na reconstrução da democracia brasileira e citou os ataques de 8 de janeiro de 2023 às sedes dos Três Poderes em Brasília. Na avaliação de Macron, o governo brasileiro conseguiu “resistir” às forças extremas.

“A maneira como o Brasil conseguiu reconstituir os equilíbrios da democracia e levar a cabo esse combate internacional significa muitíssimo para nós”, disse, em declaração à imprensa após reunião bilateral com Lula nesta quinta-feira, 28. O encontro ocorreu no Palácio do Planalto. De acordo com Macron, há admiração e amizade por parte da França em relação ao Brasil.

“Ninguém está a salvo de forças muito extremas que vêm estremecer a democracia, e a força da democracia do Brasil foi de resistir a isso”, complementou. “Me sinto imensamente honrado de estar aqui ao seu lado”.

Macron disse que a França irá se reunir às iniciativas contra garimpo ilegal e contrabando de ouro. Na esteira de um trabalho em conjunto entre os dois países, o líder francês convidou Lula para uma visita de Estado à nação europeia em 2025.

 

Condecoração

O presidente Lula concedeu a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul ao presidente Emmanuel Macron. O decreto de condecoração foi publicado na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (28). Instituída pelo imperador D. Pedro I, ainda em 1822, como Ordem Imperial do Cruzeiro, a honraria é, desde 1932, destinada exclusivamente a personalidades estrangeiras, sendo a mais alta condecoração concedida a um cidadão não-brasileiro.

 

Agenda cheia

Lula e Macron participaram de diversos eventos, desde a chegada do presidente francês ao Brasil. Macron chegou na terça-feira (26) e se encontrou com Lula em Belém, no Pará. Após um passeio de barco na Ilha de Combu, os dois presidentes participaram de uma cerimônia na qual o cacique Raoni Metuktire, líder do povo kayapó e um dos representantes indígenas mais reconhecidos internacionalmente, foi condecorado com a ordem do cavaleiro da Legião de Honra da França, principal honraria concedida pela França a seus cidadãos e a estrangeiros que se destacam no cenário global.

Ainda em Belém, os chefes de estado lançaram um programa de investimentos de € 1 bilhão (cerca de R$ 5,4 bilhões) em projetos de bioeconomia (economia sustentável) para a Amazônia Legal brasileira e, também, da parte da Amazônia da Guiana Francesa.

No dia seguinte, os dois participaram da cerimônia de batismo e lançamento do submarino Toneleiro no Complexo Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro. A embarcação é fruto de uma parceria entre Brasil e França, no âmbito do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (ProSub).

Na sequência, Macron foi a São Paulo, onde participou do Fórum Econômico Brasil-França, organizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na capital paulista. Após o evento, o presidente francês fez críticas à tentativa de acordo que vem sendo costurado entre os países do Mercosul e a União Europeia.

 

*Com informações da Agência Brasil

Estadão Conteúdo

Posts Recentes

Confirma o trailer de Sonic 3: O Filme, que estreia no Natal deste ano

O filme promete ser a aventura mais emocionante da franquia, com a introdução do novo…

38 minutos ago

Nord Nails e HitHaus promovem aulão exclusivo de bike para vinte alunos

As convidadas ganharam sacolas personalizadas com garrafinha de água e um mimo da marca brasiliense…

2 horas ago

Gabrielzinho domina os 50m costas e leva mais um ouro na natação

Atleta vem fazendo história em Paris e conquista o topo do pódio mais uma vez

2 horas ago

OAB pedirá ao STF revisão de multa para quem acessar X por VPN

Sanção só pode ocorrer após assegurados defesa e contraditório, diz

3 horas ago

GPS|Foundation inaugura parque acessível em homenagem à Maria Josina de Abreu Cunha Campos

Evento de inauguração contou com a presença dos conselheiros da fundação e de parceiros

3 horas ago

Carol Santiago é ouro nos 100m costas e faz história para o Brasil

É a primeira medalha da nadadora em Paris 2024

6 horas ago