Categories: Gastronomia

Macaron salgado sabor salmão. Sério? Sério! Vem descobrir!

Em um dia tranquilo, o telefone do chef Serge Segura toca. Ele atende. É da Embaixada da França, de Brasília:

 

Chef, gostaria de te convidar para participar da festa nacional da embaixada, dia 14 de julho.” Surpreso e muito feliz, a voz do outro lado da linha completa: “além dos pães e macarons tradicionais, você pode trazer alguma novidade?” O convite fez Serge pensar por alguns segundos e logo respondeu: “Que tal se eu levar um macaron salgado? Eu comi um na França recheado com foie gras e achei delicioso. Posso tentar algo novo.” O representante da embaixada estranhou, mas gostou da ideia disruptiva do francês.

 

Foi assim que tudo começou. Desconfiado, Serge levou apenas 50 unidades do macaron salgado à festa na embaixada. Esgotaram em alguns minutos. O comentário foi um só: “Que maravilha!”

 

Desde então, o francês se debruça sob a criação com o intuito de aperfeiçoá-la. A receita usa a massa tradicional do macaron e é recheada com salmão defumado, mascarpone e cebolinha. “A combinação do doce com o salgado fica muito interessante, porque o salmão é levemente adocicado e salgado, o queijo é suave e a cebolete dá a crocância que faltava”, explica o chef que, gentilmente, nos atendeu durante as férias na Bahia.

 

Quando eu cozinho, sempre penso no equilíbrio, então, eu achei a mistura entre doce e salgado no macaron bem interessante. E a consistência no recheio ficou refrescante, porque ele se come geladinho e é o paladar do salmão que fica no final”, completa Serge.

 

Macaron salgado

 

O chef

Serge é francês de Montpellier, sul da França. Em 1997, veio passar três meses em Brasília. Na cidade, o objetivo era montar a cantina da escola francesa. Porém, se apaixonou pelo quadradinho e cá está até hoje. Depois da cantina, ele montou um restaurante francês e trabalhou alguns anos com o renomado chef Daniel Briand. Em 2015, voltou para a França e se formou em uma das melhores escolas de padaria do mundo.

 

Eu aprendi a fazer pão como eu gosto, com fermentação longa, usando levain, com farinha francesa. Eu sou padeiro, mas, me preocupo muito com o ambiente e com a qualidade. Cheguei a um bom compromisso com os clientes. Faço tudo o mais próximo possível de como é feito na França”, conta.

 

Em 2016 nasceu a L’amour du Pain, na 115 Sul. Depois, na Qi 11 do Lago Sul. A ideia foi reproduzir os bistrôs do sul da França, sua região natal, por isso usa mais azeite nos alimentos, por exemplo. “Mas, não dá para sair dos clássicos parisienses, como a sopa da cebola”, brinca.

 

Chef Serge com sua criação: o macaron salgado de salmão

 

Macaron

O macaron é um doce de origem francesa. É um pequeno biscoito, redondo e crocante, feito com farinha de amêndoas, com base de claras, açúcar e recheado, granuloso e molinho. Mede entre 3 a 5 cm de diâmetro, se pronuncia macaRRon.

A palavra vem do macaroni ou maccherone, em italiano. A pasta de farinha de amêndoa se tornou o principal ingrediente da confeitaria Italiana quando ela (a amêndoa) foi introduzida na Itália em 1500. Surgiu assim um biscoito simples e popular entre os nobres italianos.

 

Acredita-se que o macaron cruzou a fronteira francesa em 1533 graças a Catarina de Medici, que se torna rainha da França ao se casar com Henrique II. François Rabelais é o primeiro grande escritor francês a citá-lo em 1552, segundo informações do site Gastrônomos.

Foi na década de 1830, que tiveram a ideia de montar dois biscoitos de amêndoas e recheá-los com geleias, especiarias ou licores, e depois com diferentes sabores de creme, ganaches ou marmeladas.

No início do século 20, a doceira Ladurée, de Paris, criou o macaron colorido em sua forma atual com uma grande variedade de cores e sabores clássicos como chocolate, morango e pistache. 

 

Em 1993, o doce atravessa o oceano. O chef de pâtisserie François Payard oferece o pequeno biscoito aos clientes do restaurante “Daniel” em Nova York. E é o sucesso estonteante que vemos até hoje!

 

Macaron sabor salmão defumado

SERVIÇO
L’amour du Pain
Asa Sul:
Diariamente, das 8h às 21h30
115 Sul, bloco B,loja 10
Lago Sul:
Diariamente, das 8h às 21h30
Delivery ou take out (61) 98654-1824

 

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

Que tal receber dinheiro para morar na Europa? Seis cidades oferecem benefícios

Os incentivos oferecidos atualmente podem chegar até R$ 175 mil

10 horas ago

X garante pagamento de multas e Moraes determina desbloqueio de contas bancárias da rede social

Plataforma de Elon Musk informou ao STF que cumprirá exigências para retomar atividades no Brasil

12 horas ago

Golpes digitais afetam 24% da população brasileira, aponta DataSenado

Pesquisa revela que mais de 40 milhões de brasileiros perderam dinheiro devido a crimes cibernéticos

13 horas ago

No Lide, senador Izalci diz que empresários vivem em um “manicômio tributário”

Na residência do economista Fernando Cavalcanti, governador Ibaneis pede união política para que a reforma…

13 horas ago

Giro Gastronômico GPS|Brasília: Dia do Vegetariano, novas casas e cardápios de primavera

De saladas personalizadas a rodízios exclusivos, veja o que está fazendo sucesso na capital

14 horas ago

Avião de Lula retorna à Cidade do México após problemas técnicos

Aeronave VC-1 enfrentou uma pane e deve realizar troca antes de retornar a Brasília

14 horas ago