Nesta semana, o GPS|Brasília foi convidado a vivenciar em primeira mão uma experiência exclusiva no aguardado W São Paulo, o mais novo hotel da rede Marriott International, localizado na Vila Olímpia. Entre design arrojado, brasilidade reinterpretada e vistas de tirar o fôlego, a experiência foi um mergulho no que há de mais sofisticado na hotelaria de luxo da capital paulista.
Ao chegar no hotel, a primeira parada foi o rooftop, no 40º andar. Ao sair do elevador, um panorama quase 360º da cidade nos recebeu. Dali, São Paulo se transforma: os arranha-céus emblemáticos convivem com recortes de vegetação e o céu infinito. É uma visão que só é possível graças à arquitetura do edifício, que foi projetado estrategicamente para valorizar cada ângulo da cidade.
“Estamos muito orgulhosos de somar ao mercado de luxo que já existe em São Paulo. A localização é um dos nossos maiores trunfos, bem no coração da Vila Olímpia. Além disso, cada quarto oferece uma vista única. A ideia é que o hóspede se sinta parte da metrópole, mas também tenha uma sensação de liberdade que é quase mágica”, explicou o diretor geral do hotel, Idu Ribeiro, executivo de longa data da Marriott que retorna ao Brasil após passar por seis países para liderar o primeiro W Hotels no País.
A arquitetura e o design do W São Paulo contam uma história à parte – o hotel foi projetado pelo renomado escritório Aflalo/Gasperini Arquitetos e com design interiores assinados pela designer Nini de Andrade Silva. Segundo a gerente de marketing, Juliana Constantino, o objetivo foi transmitir a brasilidade de maneira sofisticada e não óbvia. “Usamos riquezas minerais e naturais, como pau-ferro, selenita, ametista e quartzo branco, em várias áreas do hotel. Esses materiais não são apenas decorativos; eles contam histórias de nossas raízes.”
O mobiliário, por sua vez, é um desfile de talentos brasileiros. Nomes como Pedro Franco, Jader Almeida, o Estúdio Bola e Sérgio Matos estão presentes em peças cuidadosamente selecionadas. A icônica cadeira Cobra Coral, de Matos, é um exemplo claro da mistura entre arte, funcionalidade e identidade nacional.
São 179 quartos – que vão do 25º ao 40º andar – que foram projetados para oferecer não apenas conforto, mas também uma verdadeira imersão em São Paulo. Modernidade, arte déco, vegetação e um toque histórico compõem os ambientes, garantindo uma atmosfera cosmopolita e acolhedora. A sensação, ao abrir a janela, é de estar acima do burburinho da cidade, envolto por uma quietude rara na selva de pedra.
Ao caminhar pelo hotel, percebe-se o cuidado em cada detalhe. A brasilidade é celebrada de forma elegante, sem clichês, misturando o contemporâneo com elementos naturais e histórias culturais.
Gastronomia
O hotel conta com dois restaurantes e três bares. “Eles não foram feitos para serem restaurantes de hotéis. Cada um tem uma identidade própria e foi desenhado para ser parte do circuito gastronômico e de entretenimento de São Paulo”, destaque Ribeiro.
No 40º andar, o restaurante L40 Cozinha de Latitude oferece uma jornada gastronômica global, celebrando 16 tradições culinárias, de Portugal ao Japão, sempre com um toque brasileiro. “Aqui vai ser possível experimentar coxinha de pato de pequi, mandioquinha brava, inspiradas nas papas bravas espanholas, e o arroz caiçara, apresentado como uma paella”, revela o gerente-geral.
O Baio Cozinha Sulista (colocar o hiperlink do instagram: https://www.instagram.com/baiocozinhasulista/), localizado no 23º andar, reinventa a culinária do Sul do Brasil com ingredientes locais e uma abordagem contemporânea.
Sob o comando do chef Tuca Mezzomo, experimentamos algumas delícias, como: vieira com leite de coco e salsa de amendoim picante, cestinha crocante com tartar de Wagyu e Ikura, stracciatella com uvas assadas, vinho tinto e hortelã. Como prato principal, a pescada amarela grelhada com brandade de palmito pupunha, molho de limão e ovas de Mujol e Ikura; ou ainda o ojo de bife com mandiocas crocantes, folhas e bernaisse.
No 24º andar, o Yōso Bar e Café combina mixologia japonesa com um ambiente dinâmico e sofisticado. Destaque para a carta de whiskies, que conta com mais de sessenta rótulos japoneses, e um ambiente belíssimo para curtir uma noite.
E não para por aí
O hotel foi aberto ao público em 17 de dezembro. Em breve, ficará pronto o AWAY Spa, situado no 39º andar, com tratamentos exclusivos inspirados nos biomas brasileiros, utilizando ingredientes nativos como açaí, buriti e umbu.
Entre o 2º e o 22º andar, o empreendimento também conta com 216 W Residences, que variam de 53 a 102 m². Os moradores têm acesso a comodidades como piscina interna, saunas, áreas de relaxamento, espaço de co-working e salão de eventos, tudo integrado ao padrão de excelência da marca W.
O W São Paulo não é apenas um hotel; é um convite para explorar a capital paulista de um ponto de vista privilegiado, onde o luxo se mistura à identidade brasileira. Seja para uma estadia ou apenas para um drink no rooftop, o W São Paulo já desponta como uma parada obrigatória para quem aprecia a boa gastronomia, design e vistas deslumbrantes.
Serviço:
W São Paulo
Rua Funchal 65, Vila Olímpia, São Paulo (SP)
Instagram: @wsaopaulo (colocar o hiperlink: https://www.instagram.com/wsaopaulo/
Reservas pelo site (colocar hiperlink – https://www.marriott.com/en-us/hotels/saowh-w-sao-paulo/overview/