GPS Brasília comscore

Lula veta projeto que institui diabetes tipo 1 como deficiência física

O presidente citou a "boa intenção do legislador”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou, nesta segunda-feira (13), integralmente o projeto de lei, previamente aprovado no Senado, que equipararia a diabetes tipo 1 à deficiência física. As pessoas acometidas com a doença passariam a gozar dos mesmos direitos previstos no Estatuto da Pessoa com Deficiência, como atendimento prioritário, reserva de vagas em programas habitacionais e recebimento do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Lula argumenta que a proposta contradiz a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, apesar “da boa intenção do legislador”.

“A proposição contraria o interesse público ao classificar o diabetes mellitus tipo 1 como deficiência sem considerar a avaliação biopsicossocial, que percebe os impedimentos da pessoa em interação com o meio, em conflito com a Convenção Internacional”, afirmou.

Outro fator seria que o impacto financeiro seria muito grande: “A proposição resultaria em aumento de despesa obrigatória de caráter continuado, sem que tenha sido apresentada estimativa de impacto orçamentário e indicada fonte de custeio ou medida de compensação, em descumprimento aos requisitos da legislação fiscal”, diz.
Para o presidente da Associação Nacional de Apoio às Pessoas com Deficiência (ANAPcD), Abrão Dib, mesmo que o governo aponte a necessidade da avaliação biopsicossocial, o Brasil ainda não dispõe de um sistema nacional de avaliação unificada da deficiência difundido e efetivado.
Por outro lado, a ANAPcD demonstra preocupação com a definição do diabetes tipo 1 (DM1) como deficiência, temendo que direitos sejam “inflados”. “Não existe uma doença que dá direitos, mas sim as sequelas de uma doença, e isso tem que ser justificável”, diz.

Já a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) emitiu uma nota, destacando que a Convenção Internacional e o Estatuto das Pessoas com Deficiência já estabelece a DM1 como uma deficiência em diversos países, como Estados Unidos, França e Colômbia.
A SBD afirma que sempre sugeriu a avaliação biopsicossocial como critério para a definição de quem terá o benefício, além de questões como renda familiar e idade. A entidade reforça que a avaliação é necessária para o recebimento do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Em relação ao impacto financeiro, a SBD argumenta que, com base em estudos internacionais, deve se tornar mais barato cuidar dessas pessoas, pois com um melhor controle da doença seria observado a redução das internações hospitalares e dos custos associados à presença de complicações do diabetes.
Entre 5% e 10% da população brasileira convive com a diabetes tipo 1. Estima-se que o Brasil tem a terceira mais população com a condição.

Diferentemente do tipo 2, relacionado ao estilo de vida e à obesidade, o tipo 1 é considerado mais grave. O corpo destrói as células beta do pâncreas, responsáveis por sintetizar insulina. Sem o hormônio, as moléculas de glicose não são totalmente quebradas e, ao invés de entrarem nas células, ficam circulando pelo sangue. Pessoas com diabetes tipo 1 tem risco elevado a longo prazo devido as oscilações de glicose no sangue, como problemas nos olhos, nos rins e nos nervos, além de favorecer infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

O texto volta para análise dos deputados e a Casa decidirá se irão manter ou derrubar o veto do presidente Lula em até 30 dias. O veto pode ser derrubado por meio da maioria absoluta:
257 deputados e 41 senadores. Vale lembrar que o Senado e o Congresso precisam concordar, senão o veto presidencial se mantém. Caso os vetos forem derrubados, um novo texto seguirá para avaliação de Lula.

*Com informações do Estadão

Veja também

A vida é como uma travessia no mar: serena no …

Doença comum após os 45 anos pode evoluir rapidamente e …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.