Categories: Política

Lula veta integralmente projeto de desoneração da folha de pagamento de 17 setores

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu vetar integralmente o projeto que prorroga até 2027 a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia que mais empregam.

O entorno de Lula nos últimos dias já dava praticamente como certo o veto ao aumento da desoneração das empresas de ônibus e achava provável que um desconto na contribuição previdenciária de municípios também fosse vetado – o trecho foi incluído pelo Senado no projeto.

O veto à desoneração dos setores da economia, porém, estava em aberto e só foi definido ontem (23), último dia do prazo para Lula tomar uma decisão. A decisão do presidente é uma vitória para o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O chefe da equipe econômica quer usar os recursos da volta da oneração da folha de pagamentos, em 2024, em seu esforço para colocar as contas do governo em ordem.

O assunto, porém, é politicamente delicado. Há pressão dos 17 segmentos pela desoneração, e o Congresso também poderá ter votos suficientes para derrubar o veto e restituir o benefício às empresas.

Adotada desde 2011, a desoneração da folha de pagamentos é um benefício fiscal que substitui a contribuição previdenciária patronal de 20%, incidente sobre a folha de salários por alíquotas de 1% a 4,5% sobre a receita bruta.

Na prática, a medida reduz a carga tributária da contribuição previdenciária devida pelas empresas. O benefício, porém, perde a validade no fim deste ano se a prorrogação do prazo for vetada, e o Congresso não derrubar o veto presidencial.

Movimento

Parlamentares avisaram ao governo que derrubarão o veto. Na quarta-feira (22,) o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, participou de uma reunião com representantes da Frente Parlamentar do Comércio e Serviços. No encontro, deputados lembraram que, em 2020, o Congresso derrubou o veto da desoneração ainda no governo Jair Bolsonaro (PL).

Estadão Conteúdo

Posts Recentes

Sandro Mabel lidera intenções de voto em Goiânia com 34,5%, indica pesquisa

Empresário apoiado por Caiado se destaca na corrida à Prefeitura de Goiânia

8 horas ago

Distrito Federal bate novo recorde de calor pelo terceiro dia seguido, com 37,5°C

Estiagem prolongada e umidade baixa intensificam alerta de perigo no DF, com maior seca da…

8 horas ago

Moraes intima Pablo Marçal a depor sobre uso da plataforma X durante proibição

Candidato à Prefeitura de São Paulo é investigado por suposto abuso de poder econômico

9 horas ago

A um dia da eleição, Datafolha revela cenário indefinido para a Prefeitura de São Paulo

Candidatos estão separados por poucos pontos percentuais, dentro da margem de erro

9 horas ago

O Diário da Princesa 3: Anne Hathaway confirma que estará no elenco de nova sequência

Anúncio foi feito através de publicação no perfil da atriz no Instagram

10 horas ago

Ex-agente de Gisele Bündchen menciona ‘investidas’ do rapper Diddy

A modelo, no entanto, nunca aceitou os convites do rapper, que está preso

10 horas ago