O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viajou para o México neste domingo (29). Ele vai acompanhar a cerimônia de posse da presidente eleita do país, Cláudia Sheinbaum, marcada para terça-feira (1º). Lula chega ao país da América do Norte nesta tarde e não tem agenda prevista para o resto do dia.
Na segunda-feira (30), o presidente vai se encontrar com o atual presidente do México, López Obrador, e depois com Sheinbaum. De acordo com o Planalto, as reuniões devem tratar de meio ambiente, crise climática, questões de gênero e relações comerciais. Lula também vai participar do encerramento de um encontro com cerca de 400 empresários, sendo aproximadamente 150 brasileiros. Estão previstos painéis sobre investimentos, segurança alimentar e exploração de alimentos, cadeias produtivas e nova indústria.
A viagem também tem o objetivo de aumentar o comércio entre os dois países. A secretária de América Latina e Caribe do Ministério das Relações Exteriores, Gisela Padovan, disse na última quarta-feira (25) que a área com maior potencial para crescimento das exportações brasileiras para o México é a de alimentos. O atual governo mexicano tem um programa para reduzir o preço da comida que, segundo ela, dá a oportunidade para vender mais produtos agrícolas.
O Brasil julga ter maior possibilidade de atrair investimentos para o País nessa viagem são a financeira, indústria química e, principalmente, telecomunicações. Os encontros também devem incluir conversas sobre a Venezuela. O Brasil quer atrair os mexicanos de volta às discussões sobre a turbulência política no país vizinho.