**O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e uma comitiva de ministros sobrevoaram na manhã desta segunda-feira (20) as áreas atingidas por fortes chuvas no litoral norte de São Paulo**, de acordo com a assessoria de imprensa do ministro da Casa Civil, Rui Costa. Após a vistoria aérea, Lula e os ministros devem se reunir com lideranças e autoridades locais, no Teatro Municipal de São Sebastião (SP), a cidade mais afetada pelos fortes temporais.
Além de Rui Costa, também acompanham Lula ministros como **Alexandre Padilha** (Secretaria de Relações Institucionais), **Paulo Pimenta** (Secretaria de Comunicação Social), **Renan Filho** (Transportes), **Márcio França** (Portos e Aeroportos) e **Waldez Góes** (Integração e Desenvolvimento Regional).
A ministra do Planejamento e Orçamento, **Simone Tebet**, que está em Guarujá (SP), acompanharia a comitiva, mas desistiu após constatar que não conseguiria chegar ao local devido a interdições na BR-101, principal ligação entre as duas cidades. No Guarujá, Tebet acompanhará nesta segunda o prefeito **Dr Válter Suman** (PSDB) em uma visita a um dos centros de acolhida montados na cidade para receber famílias desalojadas, de acordo com sua assessoria.
**Calamidade pública**
**O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, afirmou nesta segunda-feira (20) que **o governo federal reconheceu o estado de calamidade pública decretado pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas** (Republicanos), em cinco cidades do litoral norte do Estado atingidas por fortes chuvas: **Guarujá, Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba**. No domingo (19), o governo federal já havia reconhecido o estado de calamidade em **São Sebastião**, o município mais afetado.
**”O presidente @LulaOficial garantiu os recursos necessários e todos os esforços estão sendo empregados”**, escreveu Góes, no Twitter. “Já estamos com equipes técnicas trabalhando no plano de reconstrução e prestando assistência humanitária às vítimas. Estão sendo distribuídos cestas básicas, kits de higiene pessoal e de limpeza das residências, kits dormitório, água e refeições”, emendou.
De acordo com o ministro, **nos próximos dias o governo irá trabalhar na reconstrução de pontes, prédios públicos, unidades habitacionais e de toda a infraestrutura pública afetada**. A portaria que reconhece o estado calamidade pública nas cidades do litoral norte de SP foi assinada pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros.