O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nesta segunda-feira (15), duas leis para garantir cotas para filmes nacionais na programação das salas de cinema do país e também nos canais de TV. A informação é do ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência, Paulo Pimenta.
As medidas visam fortalecer e fomentar a presença de obras brasileiras nas salas de cinema e nas programações de empresas de exibição e distribuição de conteúdo audiovisual. A solenidade teve a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes.
A partir de agora, salas de cinema em todo o país e as empresas responsáveis pela exibição e distribuição de conteúdo audiovisual têm a obrigação de incluir obras de produção brasileira em suas programações.
A iniciativa representa um passo significativo para impulsionar a produção nacional e, ao mesmo tempo, garantir que a população tenha amplo acesso à rica cultura brasileira.
De acordo com Paulo Pimenta, a sanção dessas leis reflete o compromisso do governo em promover a diversidade cultural do Brasil, destacando a importância de valorizar e difundir obras que representem a riqueza da produção artística nacional.
“A partir de agora, salas de cinema e empresas de exibição e distribuição de conteúdo audiovisual devem incluir obras de produção brasileira em sua programação. Uma medida importante para promover a nossa produção e garantir acesso da população à cultura nacional. Excelente notícia!”, comemorou.
É DO BRASIL 🇧🇷: Presidente @LulaOficial sancionou hoje, com a ministra @MagaAfroPop, duas leis que garantem cotas de tela para produções nacionais no cinema e TV paga. A partir de agora, salas de cinema e empresas de exibição e distribuição de conteúdo audiovisual devem incluir… pic.twitter.com/c8GcJE5BNI
— Paulo Pimenta (@Pimenta13Br) January 15, 2024