GPS Brasília comscore

Lula regulamenta programa que permite a estados quitar dívidas com ativos e descontos especiais

Governadores poderão aderir ao Propag até dezembro de 2025, mas terão que investir em áreas essenciais como contrapartida

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) regulamentou, nesta segunda-feira (14), o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag).

A assinatura do decreto ocorreu no Palácio da Alvorada, em Brasília, com a presença do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), autor da proposta aprovada no Congresso Nacional. O decreto será publicado no Diário Oficial da União.

Voltado para o reequilíbrio fiscal dos entes federativos, o Propag permite que estados renegociem seus débitos com a União, com descontos nos juros e possibilidade de parcelamento em até 30 anos.

Os governadores terão até o dia 31 de dezembro de 2025 para formalizar a adesão, que deverá ser oficializada por meio de uma manifestação expressa ao Governo Federal.

Uma das principais novidades do programa é a permissão para que os estados transfiram ativos como forma de pagamento. Estão incluídos nessa lista imóveis, bens móveis, créditos inscritos na Dívida Ativa da Fazenda Estadual, participações societárias e valores a receber de entes privados.

Além da renegociação em condições facilitadas, os estados que aderirem ao Propag deverão cumprir contrapartidas. Os investimentos exigidos como condição para adesão devem ser direcionados a áreas essenciais como educação profissional técnica de nível médio, ensino infantil em tempo integral, universidades estaduais, além de infraestrutura em setores como habitação, saneamento, segurança pública, transportes e adaptação às mudanças climáticas.

Durante o evento de assinatura, também foi editada uma Medida Provisória que trata da criação de dois instrumentos de suporte ao programa: o Fundo de Equalização Federativa e o Fundo Garantidor Federativo. Esses mecanismos terão o papel de disciplinar as transferências de ativos à União e garantir a execução das renegociações.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Paradoxo entre a fome e a obesidade constitui uma das …

O vício em jogos é parte das categorias dos Transtornos …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.