GPS Brasília comscore

Lula recebe presidentes do Congresso e destaca parceria entre Executivo e Legislativo

Chefe do Executivo se reuniu com Hugo Motta e Davi Alcolumbre e afirmou que ambos "não terão problema na relação" com o governo

Lula recebe presidentes do Congresso e destaca parceria entre Executivo e Legislativo

Chefe do Executivo se reuniu com Hugo Motta e Davi Alcolumbre no Palácio do Planalto e afirmou que ambos “não terão problema na relação” com o governo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, nesta segunda-feira (3), no Palácio do Planalto, os novos presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Ambos assumiram o comando das Casas Legislativas no último sábado (1º) para um mandato de dois anos, que se estende até fevereiro de 2027.

Durante o encontro, Lula reforçou sua relação amistosa com os novos líderes do Congresso e afirmou que eles não enfrentarão dificuldades na interlocução com o governo federal.

“Estou aqui com Davi Alcolumbre, eleito presidente do Senado com 73 votos, com o companheiro Hugo Motta, eleito presidente da Câmara com 444 votos. Eu estou muito feliz. Primeiro porque sou amigo dos dois, tenho conhecimento do compromisso democrático que os dois têm. E eu quero, na frente de vocês, dizer que eles não terão problema na relação com o poder executivo”, declarou Lula.

O presidente também ressaltou a importância de um bom relacionamento entre os poderes para a governabilidade e expressou sua torcida pelo sucesso dos novos dirigentes. Segundo ele, uma gestão eficiente da Câmara e do Senado será positiva para o país.

“Estou convencido que daqui a dois anos a gente vai poder, com muito orgulho, notar que constataram que a democracia foi reestabelecida na sua plenitude”, disse o presidente.

Lula ainda se comprometeu a manter o diálogo constante com os parlamentares e afirmou que não encaminhará projetos ao Congresso sem antes consultar os líderes políticos.

Harmonia entre os poderes

Os novos comandantes do Legislativo também destacaram a necessidade de manter uma relação harmônica com o Executivo. Hugo Motta afirmou que a Câmara está disposta a trabalhar em conjunto com o governo federal em pautas que beneficiem o Brasil.

“A Câmara dos Deputados estará à disposição para construirmos uma pauta positiva para o país. Rege a nossa Constituição que os poderes devem ser independentes e harmônicos, e harmonia, penso eu, que é o que o Brasil precisa”, afirmou o deputado.

Davi Alcolumbre, por sua vez, defendeu um Legislativo forte e equilibrado, com atuação voltada para as demandas da população.

“Fazer um poder legislativo forte, altivo, equilibrado, e que possa verdadeiramente dar as respostas à sociedade brasileira”, declarou o senador.

Ele também frisou a importância da colaboração entre os poderes para garantir avanços na gestão pública. “O Poder Legislativo não pode se furtar em ajudar o governo do Brasil a melhorar a vida dos brasileiros. Tenho certeza de que esse é o espírito colaborativo […] É um gesto de aproximação, de maturidade institucional”, completou.

Pautas prioritárias

Após a reunião, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou que o governo federal apresentará, na próxima semana, as principais propostas legislativas para os próximos dois anos. Entre as prioridades do Planalto, estão projetos voltados ao micro e pequeno empreendedor, a ampliação de penalidades para crimes ambientais e a reformulação do plano nacional de educação.

Padilha também citou a proposta que isenta de Imposto de Renda contribuintes com renda de até R$ 5 mil. Segundo ele, a equipe econômica está analisando formas de compensar a renúncia fiscal gerada pela ampliação da faixa de isenção. “Nosso esforço é aprovar em 2025 para valer em 2026”, explicou o ministro.

Orçamento de 2025

Em relação à Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025, Padilha afirmou que ajustes estão sendo feitos para adequar o texto às medidas de redução de gastos aprovadas no final de 2024. A votação do orçamento no Congresso ainda não tem data definida, mas o governo trabalha para garantir sua aprovação o quanto antes.

O ministro também negou que emendas parlamentares tenham sido discutidas no encontro entre Lula, Motta e Alcolumbre. Durante seus discursos de posse, ambos os presidentes do Congresso defenderam a manutenção do mecanismo.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Dos olhos ao banho, passando por perfumes e séruns poderosos: …

A busca pela harmonia facial vai muito além do rosto

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.