O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) rebateu as declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que o Brasil é um “péssimo parceiro comercial” para os norte-americanos. Em resposta, Lula afirmou que o País “não vai ficar de joelhos” para o republicano.
“É mentira quando o presidente norte-americano diz que o Brasil é um mau parceiro comercial. O Brasil é bom, só não vai ficar de joelhos para o governo americano”, defendeu o petista em um evento em Pernambuco, nesta quinta-feira (14).
Mais cedo, Trump disse que o Brasil “tratou mal os EUA como parceiros comerciais por muitos e muitos anos”. “Um dos piores do mundo por isso Eles cobraram tarifas altíssimas e dificultaram muito fazer qualquer coisa”, disse o republicano.
O líder norte-americano defendeu, também, que as autoridades brasileiras tentam fazer uma “execução política” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “Eu sou muito bom com pessoas, ele [Jair Bolsonaro] é um homem honesto, acho que o que eles fizeram… essa é uma execução política o que eles estão tentando fazer com Bolsonaro. Acho que isso é terrível”.
Em seguida, o presidente dos EUA foi questionado pelos jornalistas sobre uma eventual preocupação com a aproximação entre o Brasil e a China. Recentemente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e líder chinês Xi Ji Ping conversaram por telefone sobre diversos temas.
“Não, não estou preocupado nem um pouco. Não, eles podem fazer o que quiserem, eles não estão indo muito bem. O que nós estamos fazendo em termos de economia, estamos impressionando todo mundo, incluindo a China”, disse o presidente dos EUA.