GPS Brasília comscore

Lula reage a Trump após possibilidade de conversa: “Sempre estivemos abertos ao diálogo”

Presidente reforçou que decisões internas cabem aos brasileiros; EUA impõem tarifa de 50% a produtos do Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (1º) que o Brasil “sempre esteve aberto ao diálogo”, mas destacou que quem define os rumos do país “são os brasileiros e suas instituições”. A declaração foi feita nas redes sociais, em resposta indireta ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

“Sempre estivemos abertos ao diálogo. Quem define os rumos do Brasil são os brasileiros e suas instituições. Neste momento, estamos trabalhando para proteger a nossa economia, as empresas e nossos trabalhadores, e dar as respostas às medidas tarifárias do governo norte-americano”, escreveu no X, antigo Twitter.

Mais cedo, ao ser questionado sobre a possibilidade de conversar com o líder brasileiro, Trump disse: “Ele pode falar comigo quando quiser”.

O comentário do norte-americano ocorreu após o anúncio de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, sob a justificativa de que medidas do governo Lula estariam prejudicando empresas e cidadãos dos EUA. A sobretaxa entra em vigor em 6 de agosto.

Embora os dois presidentes ainda não tenham se falado desde a imposição da medida, Lula sinalizou que o governo brasileiro está articulando uma reação. “Neste momento, estamos trabalhando para proteger a nossa economia, as empresas e nossos trabalhadores, e dar as respostas às medidas tarifárias do governo norte-americano”, afirmou.

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI