Categories: Brasil

Lula: Plano Safra pode não ser tudo o que a gente precisa, mas foi o melhor que pudemos fazer

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o Plano Safra 2024/25 da agricultura familiar é “exuberante”. Serão ofertados R$ 76 bilhões em recursos para financiamentos de agricultores familiares, 6% mais que na temporada passada. “O Plano Safra pode não ser tudo o que a gente precisa, mas foi o melhor que pudemos fazer. Ele foi feito de forma coletiva. Quero agradecer ao Haddad e ao pessoal da Fazenda que tiveram sensibilidade de perceber que a agricultura familiar tem importância grande ao País”, afirmou Lula no lançamento do Plano Safra 2024/25 familiar, no Palácio do Planalto.

De acordo com Lula, há aproximadamente 4,6 milhões de propriedades agrícolas com menos de 100 hectares. “Tem muito produtor pequeno que está tendo crédito com juros de 0,5% ao ano”, destacou.

Lula pediu aos agricultores familiares e às entidades da agricultura familiar que ajudem a fiscalizar o funcionamento do Plano Safra familiar. “Agora, é importante que as coisas funcionem e, para isso, a sociedade, os usuários, precisam fiscalizar. É importante que vocês entrem em campo não apenas para produzir, mas para garantir que o Plano Safra seja cumprido em todas suas letras e vírgulas”, pediu aos presentes. “Fiscalização é para ter certeza de que o Brasil não terá problema de alimento”, disse.

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, destacou a nova linha de financiamento do Plano Safra da Agricultura familiar voltada a regularização fundiária. A linha de financiamento será de R$ 10 mil, com taxa de 6% ao ano, e prazo de pagamento de dez anos, incluídos três anos de carência.

Arroz

Paulo Teixeira também disse que o governo está lançando um programa para ampliar a produção de arroz no País, chamado de “Arroz da Gente”. O anúncio foi feito no lançamento do Plano Safra para agricultura familiar. O objetivo é de ampliar a produção para até 200 mil toneladas dentro desse grupo. No Plano Safra para agricultura familiar, os juros para custeio da produção de arroz caíram de 4% ao ano para 3% ao ano, para o tipo convencional, e de 3% a.a. para 2% a.a. para o orgânico.

Agência Brasil

Posts Recentes

Circo com festa junina: Arraiá da 707/708 Norte acontece neste sábado (6)

A 2ª edição do evento tem entrada gratuita e conta com programação típica completa

8 horas ago

DF abre 24 mil vagas em 2024 e se aproxima de 1 milhão de empregados formais

Número de contratações em maio foi o maior para o mês desde, pelo menos, 2020

8 horas ago

Zoológico de Brasília abre todos os dias em julho

Público poderá visitar os animais durante toda a semana, nos mesmos horários

9 horas ago

Confira 4 menus omakase que estão bombando em Brasília

A experiência japonesa consiste em deixar a escolha de cardápio na mão do chef

10 horas ago

Polícia Federal entrega ao Supremo relatório que indiciou Bolsonaro

Ex-presidente é um dos 11 envolvidos no caso das joias sauditas

10 horas ago

Virgínia Afonso celebra aniversário com almoço

Oferecida por Flávia Toledo, a ocasião reuniu amigas queridas de Virgínia Afonso

10 horas ago