GPS Brasília comscore

Lula Mattos: Pecadores é o melhor filme de 2025 até agora

É um filme de terror, vampiros, ação, drama ou musical?

Em Pecadores, o diretor e roteirista Ryan Coogler (Creed e Pantera Negra) faz uma viagem pelos estilos de terror, vampiros, ação, drama e musical com exuberância e tensão, numa narrativa que valoriza a ancestralidade do povo africano, sua história e suas crenças, mostrando como elas resistem através do tempo.

Logo que abandonam a profissão de capangas de Al Capone, em Chicago, os gêmeos Elias e Elijah Smoke (numa atuação visceral de Michael B. Jordan, que interpreta os dois irmãos) retornam à sua terra natal, no Delta do Mississipi, berço do blues. Eles compram e transformam um velho armazém – antigo lugar de linchamentos e comércio de escravos – em um “Juke”, como eram chamados os locais de periferias de cidades, onde a comunidade negra se reunia para beber, dançar e se divertir.

Na noite de estreia desse “Juke”, num plano sequência eletrizante, o blues tocado no palco aos poucos vai contagiando a comunidade negra que lota o lugar, até o momento em que todos embarcam num intenso frenesi, numa viagem psicodélica que atravessa os séculos. As pessoas perdem o controle, e o transe coletivo acaba por invocar as divindades. 

Desfilam, repentinamente, pelo ambiente enfumaçado do Juke, vultos de espíritos imaginárias, tótens de seitas africanas, figuras de religiões orientais, ídolos negros do pop, e antigos bluesmen, numa cena exuberante do filme. O blues, tocado em alto decibéis no Juke, chega até os ouvidos de uma comunidade de vampiros irlandeses, que rondam a vizinhança da casa noturna. 

A partir daí, Pecadores passa a trabalhar o terror como metáfora. O diretor utiliza-se de simbologia contundente para denunciar o comportamento maligno do homem branco, que suga e aproveita-se da força física e do universo cultural do negro.

A denúncia é impactante, e chega inclusive a acusar a própria comunidade negra, que muitas vezes, por interesse ou circunstâncias, joga-se contra os irmãos de cor. Pecadores estreia como o melhor filme de 2025 até o momento, e é fundamental assisti-lo, em toda sua grandiloquência, numa tela gigante de uma sala de cinema.

Lula Mattos: Pecadores é o melhor filme de 2025 até agora

*Lula Mattos é arquiteta, mas sua paixão sempre foi o cinema. Possui formação em Crítica de Cinema e também fez cursos na área com Alberto Renault e Humberto Silva. É admiradora do chamado “cinema de autor”, mas faz sugestões e produz conteúdo que abrange todos os gêneros, sempre inserindo um olhar pessoal em suas críticas e resenhas.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Paradoxo entre a fome e a obesidade constitui uma das …

O vício em jogos é parte das categorias dos Transtornos …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.