GPS Brasília comscore

Lula Mattos: Duro de Matar é ou não é um filme de Natal?

Essa é uma discussão que não se esgota. Particularmente, guardo esse filme entre aqueles da minha lista de Natal

Sempre que o mês de dezembro se aproxima, as listas de filmes com temáticas natalinas começam a pipocar nas conversas de bar, na mídia e em redes sociais. Com certeza você já deve ter se deparado com a seguinte questão: será que o filme Duro de Matar pode ser classificado como um “filme de Natal”? 

Existem teses e argumentações aos montes, com acalorados debates entre cinéfilos, que consideram que Duro de Matar é sim, um genuíno filme de Natal. Outros grupos, porém, se negam peremptoriamente a ver qualquer espírito natalino no filme, senão como se explica tanta pancadaria, tiros e explosões do início ao fim?

Essa é uma discussão que não se esgota. Particularmente, guardo esse  filme entre aqueles da minha lista de Natal. 

Em Duro de Matar o policial de Nova York John MacClane está em Los Angeles para passar o Natal com sua esposa e os filhos. O casal se encontra em processo de separação. Holly, a esposa, aceitou um alto cargo numa grande empresa de Los Angeles, e para lá se mudou levando as crianças, enquanto John permaneceu em Nova York. 

MacClane acompanha sua esposa em um evento de confraternização de fim-de-ano dessa nova empresa em que ela foi admitida recentemente. Porém, de repente, para a surpresa de todos, essa festa é invadida por um grupo de homens fortemente armados. O policial McClane não demora a perceber que ninguém pode tirá-los daquela encrenca, a não ser ele próprio.

Além das qualidades incontestáveis do roteiro enxuto e bem executado, das cenas de ação de tirar o fôlego e da direção firme na condução dessa trama eletrizante, Duro de Matar acertou em cheio na escalação de Bruce Willis. 

O ator criou um personagem tão marcante e icônico que, a partir dali, o filme se tornaria uma franquia de absoluto sucesso. 

O policial John MacClane, que Bruce Willis interpreta, é aquele típico machão-brucutu que não consegue esconder a fragilidade de seus sentimentos. A identificação imediata do espectador com esse personagem forte, tenaz e invencível que, ao mesmo tempo, se revela inseguro e, sim, medroso em algumas situações, pode ser uma das chaves de tanto sucesso da sequência de filmes. 

Eu indico.

 

Lula Mattos é arquiteta, mas sua paixão sempre foi o cinema. Possui formação em Crítica de Cinema e também fez cursos na área com Alberto Renault e Humberto Silva. É admiradora do chamado “cinema de autor”, mas faz sugestões e produz conteúdo que abrange todos os gêneros, sempre inserindo um olhar pessoal em suas críticas e resenhas.

 
 

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

 Iniciar uma trajetória em direção a um estilo de vida …

Disponível no Amazon Prime Video, o filme sobre o Bvlgari …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.