GPS Brasília comscore

Lula manterá Dino em ministério até sabatina

Sucessor será definido após missões internacionais do presidente, diz Padilha
Flávio Dino
Flávio Dino, ministro da Justiça do Brasil, Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Compartilhe:

O ministro Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, afirmou, nesta terça-feira (28), que o presidente Luiz Inácio Lula (PT) determinou a permanência de Flávio Dino à frente do Ministério da Justiça até a sabatina no Senado. Lula definiu que a escolha do sucessor de Dino acontecerá somente após suas próximas viagens internacionais.

Lula indicou Dino para a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) antes de iniciar uma série de missões internacionais, começando por um giro no Oriente Médio até Dubai para a COP28. Posteriormente, ao retornar ao País, ele seguirá para o Rio de Janeiro para a cúpula do Mercosul, marcada para 7 de dezembro.

A definição sobre a liderança da pasta da Justiça ocorrerá após essas missões, sendo que a sabatina de Dino na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) será realizada em 13 de dezembro.

“Certamente, a definição sobre o Ministério da Justiça vai acontecer depois dessas missões internacionais”, ressaltou Padilha, após participar de um evento da FNP (Frente Nacional de Prefeitos) em Brasília. 

Padilha também mencionou que, por enquanto, não há discussões sobre a separação da pasta em Justiça e Segurança Pública, apesar de alguns aliados e membros do Congresso defenderem essa ideia. Ele destacou que o presidente ainda não abriu discussões sobre o futuro da pasta, uma vez que Flávio Dino ainda passará pela sabatina do Senado.

A sabatina de Dino na CCJ está agendada para o dia 13 de dezembro, designando o senador Weverton Rocha (PDT-MA) como relator. Já a indicação de Paulo Gonet para a Procura será relatada por Jaques Wagner (PT-BA), e a sabatina ocorrerá no mesmo dia..