GPS Brasília comscore

Lula liga para Marina Silva e dá apoio à decisão da ministra de abandonar comissão após bate-boca

Ministros e parlamentares governistas também se manifestam em defesa da titular da pasta do meio Ambiente e Mudança do Clima

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ligou, nesta terça-feira (27), para a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, após ela deixar a sessão da Comissão de Infraestrutura do Senado por causa de um bate-boca com parlamentares da oposição. Lula disse que ela agiu corretamente ao se retirar após discutir com os senadores Plínio Valério (PSDB-AM) e Marcos Rogério (PL-RO). 

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, Lula prestou solidariedade a Marina e disse que sentiu um “mal-estar” ao ver as imagens do bate-boca entre a ministra e os parlamentares. Ele afirmou ainda que se sentiu feliz quando viu a chefe da pasta se retirando da sala. Na sessão desta terça, a ministra deixou a audiência pública do Senado após uma série de discussões com oposicionistas. Ela disse ter se sentido desrespeitada no encontro, convocado para debater a criação de unidades de conservação na Margem Equatorial.

A tensão chegou ao ápice quando o líder do PSDB, senador Plínio Valério (AM), afirmou que “a mulher Marina merecia respeito, a ministra não”. Marina exigiu um pedido de desculpas para continuar, mas não foi atendida. O presidente da Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado, senador Marcos Rogério (PL-RO), reclamou da postura da ministra e cortou o microfone dela pelos minutos finais da audiência. Segundo Marcos Rogério, a ministra estava “provocando”.

Ministros são solidários
A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, defendeu Marina Silva, ao comentar o bate-boca na Comissão de Infraestrutura do Senado, Gleisi disse que os senadores Plínio Valério e Marcos Rogério agiram como agressores e tiveram comportamento “inadmissível”. Em março deste ano, Valério foi denunciado ao Conselho de Ética da Casa por ter dito que teve “vontade de enforcar” Marina.

Inadmissível o comportamento do presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado, Marcos Rogério, e do senador Plínio Valério, na audiência de hoje com a ministra Marina Silva. Totalmente ofensivos e desrespeitosos com a ministra, a mulher e a cidadã. Manifestamos repúdio aos agressores e total solidariedade do governo do presidente Lula à ministra Marina Silva”, disse Gleisi.

Outros ministros também prestaram solidariedade. Sônia Guajajara, titular da pasta dos Povos Indígenas afirmou que a reação contra a colega “fere” mulheres e governo.  A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, disse que se sentiu agredida pessoalmente com o caso, afirmando que a “violência política de gênero e raça tenta nos calar todos os dias”. Já o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fez elogios ao currículo e trabalho da colega, dizendo que Marina é uma “liderança reconhecida mundialmente por sua trajetória de luta pelo bem-estar do planeta e do povo brasileiro” e que tem “todo seu respeito e solidariedade”.

Parlamentares também protestam
O presidente nacional do PT e senador Humberto Costa (PT-PE) afirmou que o episódio foi “deplorável” e que a postura dos colegas senadores foi “misógina e desrespeitosa”. “Ela esteve aqui como convidada e saiu agredida por quem, em 2025, acredita que pode mandar uma mulher ‘se colocar no seu lugar’. Inaceitável! Minha solidariedade à ministra”, escreveu em seu perfil no X (antigo Twitter).

Já a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) comparou a diferença de tratamento com a ministra convidada e com os influencers convocados para a CPI das Bets.

Quem vai lá prestar depoimento pelo envolvimento com as bets e a destruição de famílias é tietado, tira selfie com senadores e faz de tudo uma grande piada. Enquanto uma ministra de Estado, que vai ao Senado no exercício de sua função, respeitosamente criar um diálogo com os senadores sobre a preservação da Amazônia, é, novamente, atacada gratuitamente”, disse a deputada se referindo à sessão com a influenciadora Virgínia Fonseca, que foi interrompida por pedido de foto de senador Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG) com ela.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Oniomania é um transtorno de compra compulsiva, que causa prejuízos …

É perfeitamente possível “emagrecer” na balança e continuar funcionalmente comprometido …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.