O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manifestou, na noite desta quarta-feira (5), sobre o desabamento do teto da Igreja e Convento de São Francisco de Assis, em Salvador, na Bahia. O templo, conhecido como “igreja de ouro” devido à riqueza de seus detalhes barrocos, é um dos patrimônios históricos mais importantes do Brasil.
O acidente resultou na morte de uma mulher e deixou pelo menos cinco feridos.
- Teto de igreja histórica desaba em Salvador e deixa uma pessoa morta
- Ministério da Cultura lamenta morte de turista após teto de igreja histórica desabar em Salvador
“Com tristeza e pesar, soube do desabamento do teto da Igreja e Convento de São Francisco de Assis, em Salvador, que resultou em uma vítima fatal e deixou outras seis pessoas feridas. O governo federal está à disposição das autoridades locais para auxiliar neste momento tão difícil, bem como na reconstrução desse lugar sagrado para milhares de brasileiros”, declarou o presidente.
Lula também expressou solidariedade às vítimas e à família da jovem turista que faleceu no incidente.
“Expresso minha solidariedade aos familiares e amigos de Giulia Panchoni Righetto, jovem que perdeu a vida na tragédia, e a todas as vítimas que ficaram feridas”, acrescentou.
Investigação
As causas do colapso ainda são apuradas. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) informou que fará uma inspeção técnica nos próximos dias para avaliar os danos e definir as medidas necessárias para a restauração da estrutura.
Tombada como patrimônio cultural, a igreja é um dos principais exemplares do barroco no Brasil e um ponto turístico de grande relevância em Salvador.
Com tristeza e pesar, soube do desabamento do teto da Igreja e Convento de São Francisco de Assis, em Salvador, que resultou em uma vítima fatal e deixou outras seis pessoas feridas. O governo federal está à disposição das autoridades locais para auxiliar neste momento tão…
— Lula (@LulaOficial) February 5, 2025