Nesta semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia uma nova rodada de compromissos internacionais, com foco em fortalecer as relações diplomáticas com países estratégicos. Sua primeira parada será em Moscou, onde foi convidado pelo presidente Vladimir Putin para participar das celebrações dos 80 anos da vitória soviética sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial.
O evento, considerado o feriado mais importante da Rússia, ocorre em 9 de maio e inclui um desfile cívico-militar. Lula e Putin também devem se reunir em uma agenda bilateral entre os dias 8 e 10 de maio.
Após a visita à Rússia, Lula segue para a China, onde cumprirá compromissos nos dias 12 e 13 de maio durante a Cúpula entre a China e os países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).
Essa será a segunda visita oficial de Lula à China em seu terceiro mandato. A primeira ocorreu em abril de 2023, e foi seguida por uma visita de Estado de Xi Jinping ao Brasil, em novembro do mesmo ano, após a Cúpula do G20. Os dois líderes também se encontraram na Cúpula dos Brics, na África do Sul, consolidando um diálogo contínuo entre os dois países.
*Com informações da Agência Brasil