GPS Brasília comscore

Lula inicia agenda oficial no Rio para Cúpula do G20

Encontros com líderes internacionais visam debater temas como fome, transição energética e cooperação global

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) iniciou, neste sábado (16), sua agenda oficial no Rio de Janeiro para a Cúpula do G20, que ocorrerá nos dias 18 e 19 de novembro. Chefes de Estado de diversos países começam a chegar à capital carioca, e há expectativa de que Lula se reúna com 10 líderes nos próximos dias.

Desde sua chegada ao Rio na última quinta-feira, Lula realizou encontros políticos com o prefeito Eduardo Paes (PSD) e, na sexta-feira, visitou o Museu de Arte Moderna (MAM), local onde os encontros do grupo das 19 maiores economias do mundo, mais a União Europeia e a União Africana, serão realizados. “O Brasil receberá delegações de todo o mundo para debater temas como o combate à fome, a transição energética e a construção de um mundo com mais cooperação e trabalho para enfrentar os desafios globais”, afirmou Lula em suas redes sociais.

O Fórum do G20 no Rio tem como foco fortalecer a economia internacional e promover o desenvolvimento socioeconômico global. A expectativa é de que aproximadamente 55 países e organizações internacionais participem do evento, incluindo os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da China, Xi Jinping, que chegam ao Brasil neste domingo. Biden fará uma breve escala em Manaus para visitar a Amazônia antes de seguir para o Rio, onde terá um encontro bilateral com Lula. Xi Jinping, por sua vez, solicitou uma reunião com o presidente brasileiro e, na quarta-feira, visitará Brasília para um dia de reuniões com Lula.

Encerramento do G20 Social 

Neste sábado, Lula e o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, participam do encerramento do G20 Social, evento paralelo ao G20, que contou com a presença de movimentos sociais e entidades da sociedade civil. Durante o evento, um documento com reivindicações sociais foi entregue, contendo propostas relacionadas aos três eixos prioritários do Brasil para a Cúpula: combate à fome, pobreza e desigualdades; sustentabilidade e mudanças climáticas; e reforma da governança global. A África do Sul, que presidirá o G20 em 2025, assegurou a continuidade do fórum social.

Além dos compromissos oficiais, Lula participará do encerramento do Festival Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que acontece na Praça Mauá, no centro do Rio, com shows gratuitos de artistas nacionais.

 

Veja também

Parceria histórica levou óculos e relógios da Chilli Beans ao …

Testei, aprovei e trago algumas novidades que encantaram minha rotina; …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 40

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI