O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, nesta sexta-feira (22), do 20º Natal dos Catadores, evento considerado tradicional em Brasília. Durante o evento, o petista recebeu o prêmio de amigo nacional do catador.
“Muito feliz em participar do 20° Natal dos Catadores. Em todos os anos que fui presidente, nunca faltei essa celebração, e mesmo entre mandatos, estive presente sempre que foi possível. As catadoras e os catadores merecem respeito e dignidade no exercício das suas funções. Se tem um trabalhador que atua pelo meio ambiente é o catador. Temos três anos para trabalhar ainda mais para avançar em direitos para essa população. Contem com o governo federal”, declarou.
No evento, Lula deu sua aprovação à dissertação de Alessandro Cardoso, o primeiro catador a conquistar o título de mestrado no Brasil, graduado em antropologia social pela Federal do Rio Grande do Sul.
Além disso, foram formalizados acordos fundamentais: um termo de cooperação para aprimorar a gestão e coleta de resíduos sólidos industriais pelas cooperativas de catadores; o acordo técnico do Novo CATAFORTE; e um termo de cooperação entre o Ministério da Gestão e a ANCAT, visando a cessão de imóveis da União para a organização de materiais recicláveis.