O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve, na manhã deste sábado (21), na unidade do Hospital Sírio Libanês, em Brasília, para realizar para exames pós-operatórios de rotina. A informação é dos médicos Ana Helena Germoglio, da Presidência da República; e Giancarlo Cavalli Polesello, ortopedista especialista em quadril e responsável pela cirurgia de Lula.
“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi ao Hospital Sírio Libanês realizar radiografia do quadril para revisão de rotina pós-operatória”, diz a nota dos profissionais que acompanham o presidente. Lula retornou ao Palácio da Alvorada após os exames.
Em 29 de setembro, o presidente foi submetido, em Brasília, a uma artoplastia do quadril, para colocar uma prótese que reabilita a articulação do lado direito do osso, após a ocorrência de artrose na cabeça do fêmur. Também passou por uma uma blefaroplastia – cirurgia plástica nas pálpebras. Desde a alta hospitalar, Lula se recupera no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, de onde vem trabalhando, nas últimas semanas.
Nesta sexta-feira (20), ele fez sua primeira aparição pública por videoconferência durante evento de comemoração de 20 anos do Bolsa Família. Na fala, o chefe do Executivo ficou de pé e disse estar recuperado da cirurgia no quadril. Segundo Lula, ele voltará a trabalhar no Palácio do Planalto na semana que vem.
De acordo com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), na segunda-feira (23), o presidente participará, por vídeo, da entrega simultânea de 1.651 moradias do Programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal. Os imóveis estão localizados em Alagoas, Bahia, Espírito Santo e São Paulo e vão beneficiar mais de 6 mil pessoas.