No ato do 1º de maio, Dia do Trabalhador, lembrado nesta quarta-feira (1º), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aproveitou a presença das centrais sindicais para fazer campanha antecipada para Guilherme Boulos (PSol), seu candidato para a Prefeitura de São Paulo nas eleições de 2024.
Em um discurso inflamado, Lula afirmou: “Esse rapaz, esse jovem está disputando uma verdadeira guerra aqui em São Paulo. Ele está disputando com o nosso adversário nacional, nosso adversário municipal, nosso adversário estadual”, disse.
Ao puxar Boulos para frente do palco, Lula fez um apelo direto ao público, pedindo voto para o deputado federal, que concorre para ser prefeito de São Paulo nas próximas eleições.
“Ninguém derrotará Boulos se vocês votarem nele. Eu vou fazer um apelo: cada pessoa que votou no Lula em 1989, 1994, 1998, 2002, 2006, em 2010, em 2022, tem que votar no Boulos para prefeito de São Paulo”, disse.
A campanha eleitoral só pode ser iniciada a partir de 16 de agosto de 2024, após o fim do registro das candidaturas. Qualquer tipo de propaganda eleitoral antecipada pode resultar em multas de até R$ 25 mil, de acordo com a legislação eleitoral brasileira.
Opositores, como o deputado federal Nikolas Ferreira (PL~MG) apontaram o deslize do presidente nas redes sociais.
“Lula acaba de pedir voto para Boulos, desrespeitando as regras eleitorais e utilizando do canal público de televisão do governo. Por uma simples reunião com embaixadores, Bolsonaro está inelegível e por muito menos fui multado em 30 mil reais pelo TSE por posts nas redes sociais. Por este ato de hoje, representarei Lula e Boulos ao Ministério Público de São Paulo por campanha antecipada, condutas vedadas e improbidade administrativa”, registrou o parlamentar de oposição.
Veja:
Lula acaba de pedir voto para Boulos, desrespeitando as regras eleitorais e utilizando do canal público de televisão do Governo. Por uma simples reunião com embaixadores, Bolsonaro está inelegível e por muito menos fui multado em 30 mil reais pelo TSE por posts nas redes sociais.… pic.twitter.com/h7vjDdgUdK
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) May 1, 2024