Categories: Cotidiano

Lula faz apelo por negociações entre Rússia e Ucrânia

No dia em que a invasão da Ucrânia pela Rússia completa um ano, o **presidente Luiz Inácio Lula da Silva** foi às redes sociais renovar os apelos de paz. Para o presidente, os países não envolvidos no conflito, como o Brasil, devem encaminhar uma negociação pelo fim da guerra.

“_No momento em que a humanidade, com tantos desafios, precisa de paz, completa-se um ano da guerra entre a Rússia e a Ucrânia. É urgente que um grupo de países, não envolvidos no conflito, assuma a responsabilidade de encaminhar uma negociação para restabelecer a paz_”, publicou o presidente no Twitter nesta sexta-feira, 24.

**No final de março, Lula vai à China** e, na reunião bilateral com o presidente do país asiático, Xi Jinping, vai pedir a participação de Pequim – hoje aliada de Moscou – na negociação de paz.

**Novas sanções**

O governo dos Estados Unidos publicou comunicado para marcar o fato de que a guerra da Rússia na Ucrânia completa um ano e também anunciar **mais punições contra Moscou** por causa do conflito. A Casa Branca informa que serão elevadas tarifas sobre mais de 100 metais, minerais e produtos químicos da Rússia não especificados. A alta das tarifas equivale a aproximadamente US$ 2,8 bilhões.

Além disso, diz que subirão “_de modo significativo_” as tarifas sobre alumínio processado na Rússia ao entrar no mercado americano, a fim de conter os prejuízos causados ao setor local de alumínio, diante de custos de energia mais elevados como resultado da invasão russa na Ucrânia.

O governo americano recorda que as medidas desta sexta-feira (24) se somam às já adotadas, a fim de pressionar a Rússia no comércio internacional, com foco em “_commodities russas cruciais_”, o que retira receita do Kremlin e ainda reduz a dependência americana do país. A Casa Branca afirma que as medidas foram “_cuidadosamente calibradas_”, para penalizar a Rússia e **minimizar os custos para o consumidor americano**.

Os EUA ainda adotam nesta sexta medidas para restringir mais as exportações americanas à Rússia, inclusive para terceiros países, como a China, a fim de evitar que **componentes de defesa americanos acabem nas mãos dos russos**. O governo americano aponta que os líderes do G-7 se reúnem hoje e devem fechar mais um pacote de sanções contra Moscou.

A administração do presidente Joe Biden lembra que, nesta semana, anunciou o **32º pacote de assistência à segurança da Ucrânia**. Além disso, começou também nesta semana a desembolsar US$ 9,9 bilhões em auxílio, “para ajudar a Ucrânia a enfrentar necessidades cruciais de seus cidadãos, como saúde, educação e serviços de emergência”.

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

Com 37,5ºC, DF bate novo recorde de calor neste sábado (5)

DF está em alerta vermelho por causa da baixa umidade

29 minutos ago

Sandro Mabel lidera intenções de voto em Goiânia com 34,5%, indica pesquisa

Empresário apoiado por Caiado se destaca na corrida à Prefeitura de Goiânia

50 minutos ago

Moraes intima Pablo Marçal a depor sobre uso da plataforma X durante proibição

Candidato à Prefeitura de São Paulo é investigado por suposto abuso de poder econômico

1 hora ago

A um dia da eleição, Datafolha revela cenário indefinido para a Prefeitura de São Paulo

Candidatos estão separados por poucos pontos percentuais, dentro da margem de erro

2 horas ago

O Diário da Princesa 3: Anne Hathaway confirma que estará no elenco de nova sequência

Anúncio foi feito através de publicação no perfil da atriz no Instagram

2 horas ago

Ex-agente de Gisele Bündchen menciona ‘investidas’ do rapper Diddy

A modelo, no entanto, nunca aceitou os convites do rapper, que está preso

3 horas ago