Na véspera do Dia da Independência do Brasil, celebrado neste domingo (7), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um pronunciamento em rede nacional de rádio e TV, no qual reforçou a importância da soberania nacional e da união do povo brasileiro na defesa da democracia, do meio ambiente e das instituições públicas. O presidente destacou que o 7 de Setembro simboliza a luta pela liberdade e independência do Brasil.
“Não somos e não seremos novamente colônia de ninguém. Somos capazes de governar e de cuidar da nossa terra e da nossa gente, sem interferência de nenhum governo estrangeiro”, declarou Lula.
Sem citar nomes, mas obviamente fazendo referência a Eduardo Bolsonaro, Lula criticou duramente políticos que, segundo ele, promovem ataques à democracia e atuam contra os interesses do País:
“É inadmissível o papel de alguns políticos brasileiros que estimulam os ataques ao Brasil. Foram eleitos para trabalhar pelo povo brasileiro, mas defendem apenas seus interesses pessoais. São traidores da pátria. A História não os perdoará.”
Soberania e justiça social
Lula também afirmou que a verdadeira soberania se expressa na promoção da justiça social:
“Se temos direito a essas políticas públicas, é porque o Brasil é um país soberano e tomou a decisão de cuidar do povo brasileiro.”
Segundo o presidente, a soberania passa por políticas que combatam a desigualdade, garantam direitos aos trabalhadores, ampliem oportunidades para os jovens e ofereçam apoio aos mais vulneráveis e aos empreendedores.
Tecnologia, desinformação e avanços do governo
Lula reiterou o compromisso com o Pix como um sistema público e gratuito, e criticou o uso das redes digitais para espalhar desinformação, discurso de ódio e crimes como a exploração sexual de crianças e adolescentes.
Entre os avanços de sua gestão, o presidente mencionou:
Queda do desemprego
Abertura de mais de 400 novos mercados para exportações
Redução pela metade do desmatamento na Amazônia
Preparação da COP30, que ocorrerá em Belém, em novembro
Encerrando sua fala, Lula convocou os brasileiros à união em torno dos valores nacionais:
“Este é o momento da união de todos em defesa do que pertence a todos: a nossa pátria brasileira e as cores da bandeira do nosso País.”
*Com informações da Agência Brasil