O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta terça-feira (5), que vai ligar para Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, com o objetivo de oficializar o convite para que o republicano participe da COP 30, que será realizada em novembro próximo, em Belém (PA).
“Eu vou ligar para o Trump para convidar ele para a COP para saber o que ele pensa sobre a questão climática. Vou ter a gentileza de ligar.“
A declaração, dada durante um discurso no Palácio do Itamaraty, foi recebido como surpresa, já que Trump é conhecido na comunidade internacional pelo ceticismo em relação às mudanças climáticas, especialmente por ter retirado os EUA do Acordo de Paris, um dos mais importantes atualmente.
Além disso, Lula e Trump protagonizam uma embate após o presidente norte-americano ter anunciado taxação de 50% sobre alguns produtos brasileiros como retaliação ao que considera como “perseguição” do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que cumpre prisão domiciliar por descumprimento de medidas da Suprema Corte.
“Nós não podemos aceitar que o povo brasileiro seja punido. Diante do tarifaço, o compromisso do governo é com os brasileiros”, continuou Lula no pronunciamento.
Segundo o presidente, o Brasil “nunca saiu da mesa de negociação” e a única explicação que vê para as sanções é política.
As tarifas passam a valer a partir de 6 de agosto.