O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu exonerar, nesta terça-feira (25), a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
A substituição, que já vinha sendo especulada nos bastidores, foi confirmada durante reunião no Palácio do Planalto, com a presença do próprio Lula, de Nísia e do atual ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), que assumirá o comando da pasta. A informação é de Igor Gadelha, do Metrópoles.
A saída de Nísia ocorre no mesmo dia em que ela participou de seu último evento como titular do Ministério da Saúde, ao lado de Lula, para anunciar parcerias voltadas à produção de vacinas. Horas antes, a ministra já havia tido uma conversa com o presidente, acompanhada de outros ministros, como Rui Costa, da Casa Civil.
Mudanças
Com a ida de Alexandre Padilha para o Ministério da Saúde, o cargo de ministro das Relações Institucionais ficará vago. Um dos nomes mais cotados para assumir a função é o do deputado José Guimarães (PT-CE), atual líder do governo na Câmara.
Nos últimos dias, a permanência de Nísia no governo vinha sendo questionada, e a decisão de sua demissão já era cogitada dentro do Planalto.
Na semana passada, o próprio Lula sinalizou a assessores que faria a troca na pasta.