GPS Brasília comscore

Lula declara apoio a Dinamarca contra tentativa dos EUA de anexar a Groenlândia

Presidente brasileiro conversou por telefone com a primeira-ministra Mette Frederiksen e reforçou acordo Mercosul-União Europeia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou apoio à Dinamarca diante das investidas dos Estados Unidos para anexar a Groenlândia, território autônomo localizado no Ártico. A declaração foi feita após uma conversa telefônica, nesta sexta-feira (11), com a primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen.

Durante o diálogo, os líderes discutiram o cenário geopolítico atual e reafirmaram o compromisso com os princípios do multilateralismo, especialmente em temas relacionados ao comércio internacional. Lula e Frederiksen também defenderam a retomada do acordo entre o Mercosul e a União Europeia, que está em negociação há mais de duas décadas.

A preocupação com a Groenlândia se intensificou após declarações recentes do presidente americano, Donald Trump, que voltou a afirmar que os EUA deveriam incorporar o território como forma de garantir a segurança internacional.

A Dinamarca já rechaçou publicamente qualquer possibilidade de anexação, enquanto lideranças locais na Groenlândia classificaram as investidas como “interferência estrangeira”.

A Groenlândia, com 2 milhões de quilômetros quadrados — 80% dos quais cobertos por gelo — e população estimada em 56 mil habitantes, é considerada uma região de alto valor geoestratégico.

Além de abrigar uma base militar americana desde 1951, fruto de um acordo entre Washington e Copenhague, a ilha é rica em recursos naturais, como petróleo e urânio, cuja exploração permanece proibida.

Embora os principais partidos groenlandeses defendam a independência da Dinamarca em médio ou longo prazo, nenhum deles apoia a ideia de uma aliança com os Estados Unidos.

A ligação entre Lula e Frederiksen também abordou as recentes medidas tarifárias promovidas por Trump, que têm impactado o comércio global. Ambos os chefes de Estado enfatizaram a importância de proteger as regras do comércio internacional e fortalecer o diálogo entre os blocos econômicos.

O presidente brasileiro ainda reiterou o convite para que a primeira-ministra visite o Brasil no segundo semestre. Frederiksen deverá participar da 30ª Conferência da ONU sobre Mudança do Clima (COP30), marcada para novembro, em Belém (PA), e também da Cúpula Brasil-União Europeia, ainda sem data definida.

Veja também

Respostas obtidas nem sempre têm embasamento científico, podendo ser genéricas, …

A noite terá Menu completo, bebidas alcoólicas e não alcoólicas …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.