GPS Brasília comscore

Lula critica Trump por tarifas e sanções: “Insensatez com o Brasil”

Presidente minimiza impacto das sanções dos EUA e defende parceria do Brasil com Cuba

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar nesta quinta-feira (14) a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em impor tarifas e sanções ao Brasil. 

“O Trump fez uma insensatez com o Brasil, porque nós somos parceiros americanos há 201 anos, não é de hoje”, afirmou o petista durante a inauguração da fábrica de hemoderivados da Hemobrás, em Goiana (PE).

As declarações ocorreram após o governo norte-americano revogar vistos e impor restrições a funcionários do governo brasileiro e ex-integrantes da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) ligados ao programa Mais Médicos.

Em nota assinada pelo secretário de Estado, Marco Rubio, os EUA alegam que as medidas buscam punir a “cumplicidade com o esquema de exportação de mão de obra do regime cubano” no âmbito do programa.

No evento, Lula minimizou a importância do visto americano e ressaltou que “o mundo é muito grande”. Ele também defendeu a relação do País com Cuba, classificando-a como uma parceria baseada no respeito.

“O povo cubano está sendo vítima de um bloqueio há 70 anos, passando necessidade sem nenhuma razão. Os Estados Unidos fizeram uma guerra, perderam. Aceitem e deixem os cubanos viverem em paz”, acrescentou.

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI