GPS Brasília comscore

Lula critica discussão entre Trump e Zelensky e classifica encontro como “grotesco”

Presidente brasileiro comenta embate entre líderes dos EUA e Ucrânia e destaca impacto para a União Europeia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou neste sábado (1º) o embate entre os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, ocorrido na Casa Branca.

Durante um evento no Uruguai, Lula classificou o episódio como “grotesco” e afirmou que Zelensky foi “humilhado” no encontro realizado na sexta-feira (28) no Salão Oval.

Eu sinceramente não sou diplomata. Mas acho que a diplomacia, desde que o planeta Terra foi criado, desde que a diplomacia foi criada, não se via uma cena tão grotesca, tão desrespeitosa como aquela que aconteceu no Salão Oval da Casa Branca“, declarou Lula.

O encontro entre Trump e Zelensky ganhou tom de tensão quando o líder ucraniano expressou dúvidas sobre um possível acordo de paz mediado pelo presidente russo Vladimir Putin. Zelensky chamou Putin de “assassino”, o que provocou reação de Trump e do vice-presidente americano JD Vance.

Senhor Presidente, com todo o respeito. Acho desrespeitoso da sua parte vir ao Salão Oval e tentar debater isso diante da mídia americana“, disse Vance. Em resposta, Trump levantou a voz e criticou a postura do ucraniano:

Você está jogando cartas, você está apostando a vida de milhões de pessoas, você está fazendo uma aposta com a Terceira Guerra Mundial. Você está jogando com a Terceira Guerra Mundial. E o que você está fazendo é muito desrespeitoso ao país. A este país, que o apoiou muito mais do que muitas pessoas disseram que deveria“, afirmou Trump.

O desentendimento entre os dois líderes resultou na não assinatura de um acordo entre os Estados Unidos e a Ucrânia sobre a exploração de terras raras no território ucraniano. O pacto, que envolvia minerais valiosos como manganês, urânio, titânio e lítio, era considerado estratégico para a economia ucraniana e para o fortalecimento da relação bilateral.

Trump vinha tratando a exploração desses recursos como uma forma de compensar o apoio financeiro enviado pelos EUA à Ucrânia desde o início da guerra, em 2022. Com o impasse, a manutenção desse suporte se torna incerta.

Solução pacífica

Ao comentar a reunião entre Trump e Zelensky, Lula destacou a importância do respeito nas relações internacionais.

Acho que o Zelensky foi humilhado, acho que, na cabeça do Trump, o Zelensky merecia isso e acho que a União Europeia foi prejudicada“, afirmou.

O presidente brasileiro também sugeriu que a Europa pode acabar arcando com as consequências do embate.

É bem possível que a Europa fique responsável pela manutenção da OTAN e é bem possível que a Europa seja responsabilizada pelo desastre que está acontecendo. Quando, na verdade, não é um problema de nenhum país. É um problema de responsabilidade de gente que não quer discutir a paz e que prefere discutir guerra“, declarou.

Lula voltou a defender o diálogo entre os líderes russos e ucranianos como única solução para o conflito, que já dura três anos.

Acho que não tem paz se não houver participação dos dois presidentes que estão em conflito. O que é preciso é tomar uma decisão correta se o mundo quer paz, acho que o mundo precisa de paz“, disse Lula.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Do brunch à sobremesa, da caça aos ovos a menus …

Harmonizações de vinhos para os pratos salgados e chocolates para …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.