O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou em Tóquio, no Japão, às 22h02 (horário de Brasília) deste domingo. A viagem tem como foco a ampliação das relações comerciais entre os países, com destaque para a exportação de carne bovina brasileira e negociações dentro do Mercosul.
A comitiva presidencial inclui os ministros Carlos Fávaro (Agricultura), Marina Silva (Meio Ambiente) e Alexandre Silveira (Minas e Energia). Também acompanham Lula os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), além dos ex-presidentes das Casas, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Arthur Lira (PP-AL).
Na segunda-feira (24), Lula participará de uma cerimônia de boas-vindas no Palácio Imperial e se reunirá com o imperador Naruhito e a imperatriz Masako. À noite, o presidente estará presente em um jantar oficial no Palácio Imperial. No dia 26 de março, ele discursará em um fórum empresarial com executivos brasileiros e japoneses. No dia seguinte, a comitiva segue para o Vietnã.
Haddad e Tebet em agendas internacionais
Enquanto Lula cumpre agenda no Japão, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, viajará a Paris para participar de uma conferência na Sciences Po sobre a estratégia de transformação ecológica do Brasil e do Diálogo Econômico e Financeiro de Alto Nível Brasil-França. Sua viagem ocorrerá entre 30 de março e 2 de abril.
Já a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, estará no Chile entre os dias 27 e 29 de março para a 65ª Reunião Anual da Assembleia de Governadores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a 39ª Reunião Anual da Assembleia de Governadores do BID Invest, em Santiago.