Lula decreta luto de três dias e cancela compromissos para ir ao velório de Mino Carta

Presidente cancela reuniões ministeriais para prestar homenagem a amigo e referência do jornalismo brasileiro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou luto de três dias no País e cancelou compromissos com ministros nesta terça-feira (2) para comparecer ao velório do jornalista Mino Carta, em São Paulo. Fundador da Carta Capital e ex-diretor das Veja e IstoÉ, Mino faleceu aos 91 anos durante esta madrugada. Lula viajará à capital paulista para participar do velório marcado para 15h15, no Cemitério São Paulo. O retorno à Brasília está marcado para as 18h15.

Lula desmarcou reuniões para discutir a criação da Universidade dos Esportes com os ministros Sidônio Palmeira (Secom), Camilo Santana (Educação), Esther Dweck (Gestão) e André Fufuca (Esportes). A única agenda mantida foi com o chanceler Mauro Vieira, antecipada para as 9h.

A relação de amizade entre Lula e Mino era de longa data. A última vez que o presidente havia visitado o jornalista foi em 2023, durante uma viagem a São Paulo. Em nota de pesar publicada nas redes sociais, Lula exaltou o papel do jornalista na consolidação da democracia no Brasil.

“Recebi com muita tristeza a notícia da morte de meu amigo Mino Carta, ocorrida na madrugada deste 2 de setembro. Ele fez história no jornalismo brasileiro: criou e dirigiu algumas de nossas principais revistas e formou gerações de profissionais.”

Lula destacou ainda a coragem e o compromisso do jornalista com a liberdade de expressão “Sobretudo, mostrou que a imprensa livre e a democracia andam de mãos dadas. Se hoje vivemos em uma democracia sólida, se hoje nossas instituições conseguem vencer as ameaças autoritárias, muito disso se deve ao trabalho deste verdadeiro humanista, das publicações que dirigiu e dos profissionais que ele formou”, concluiu.

*Com informações do Estadão Conteúdo

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI