O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou a recondução de Paulo Gonet ao cargo de procurador-geral da República, o qual já ocupa desde o fim de 2023. Com o ato presidencial, Gonet ficará no comando do Ministério Público Federal (MPF) até o fim de 2027.
A recondução de Gonet à PGR ainda precisa ser avalizada pelo Senado Federal antes de ser oficializada. Mais cedo, o procurador-geral se reuniu com Lula e foi informado da decisão, que já era ventilada nos bastidores do Palácio do Planalto há algum tempo.
Ainda pela manhã, o PGR participou do Seminário Econômico Lide, no Hotel Royal Tulip, que discutiu os rumos do mercado de trabalho no Brasil diante de novos modelos regulatórios. O encontro, promovido em parceria com o Grupo de Líderes Empresariais (Lide), reuniu ministros, autoridades e especialistas de diferentes setores e teve como tema central “O futuro do trabalho e os novos modelos regulatórios”.
Na ocasião, Gonet chamou atenção para a necessidade de ajustar conceitos normativos à realidade atual. Ele afirmou que a CLT, com mais de 80 anos, precisa ser reinterpretada diante das inovações tecnológicas e destacou que a legislação deve proteger os mais vulneráveis, mas sem impedir o desenvolvimento econômico.
Trajetória
Paulo Gustavo Gonet Branco é jurista, professor e procurador brasileiro. Nascido no Rio de Janeiro em 1961, formou-se em Direito pela Universidade de Brasília (UnB) e possui mestrado em Direitos Humanos Internacionais pela Universidade de Essex, além de doutorado em Direito, Estado e Constituição pela UnB.
Gonet ingressou no Ministério Público Federal em 1987 e ao longo de sua carreira ocupou funções de destaque, como diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público da União e vice-procurador-geral eleitoral, conduzindo o Ministério Público Eleitoral nas eleições de 2022.
Em novembro de 2023, foi indicado pelo presidente Lula para o cargo de Procurador-Geral da República, sendo aprovado pelo Senado e assumindo a função em dezembro do mesmo ano, com recondução confirmada em agosto de 2025 até dezembro de 2027.