GPS Brasília comscore

Lula assina MP que isenta pagamento da conta de luz

Governo vai avaliar os impactos em 45 dias

O presidente Lula assinou uma medida provisória (MP), nesta quarta-feira (21), que amplia a isenção da conta de luz para os menos favorecidos. Por ser uma MP, a iniciativa tem início imediato. Conforme o governo, a medida beneficiará 60 milhões de pessoas, e os efeitos da reforma poderão ser observadas em 45 dias.

A MP precisa ser aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado em até 120 dias, senão perde a validade. Ela estabelece um desconto integral para quem consumir até 80 kWh por mês e que sejam: inscritas no CadÚnico com renda mensal de até meio salário mínimo per capita; Pessoas com deficiência ou idosos inscritos no Benefício de Prestação Continuada (BPC); Famílias indígenas ou quilombolas do CadÚnico; Famílias do CadÚnico atendidas em sistemas isolados por módulo de geração offgrid.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e a ministra de Relações Internacionais, Gleisi Hoffman, se reuniram com o presidente para ajustar os detalhes finais. A estimativa do governo é de um custo de R$ 3,6 bilhões anuais. Os custos de subsídio serão repassados para os outros consumidores.

A medida cobre apenas os 80 kWh, quem ultrapassar deverá pagar a diferença. A tarifa social atual atende cerca de 40 milhões de pessoas, com descontos de até 65%, além de famílias indígenas e quilombolas do CadÚnico que atendem requisitos, têm desconto de 100% até o limite de consumo de 50 kWh por mês.

A MP pode elevar em até 12% os custos de energia para grandes consumidores, como indústria e comércios ligados à rede de média e alta tensão, incluindo os autoprodutores. Por outro lado, o governo projeto uma redução de 12% para as famílias beneficiadas. A expectativa é de que cerca de 21 milhões de famílias possam ser contempladas, cerca de 55 milhões de pessoas.

Também fica determinado que, a partir de agosto de 2026, as indústrias e o comércio possam migrar para o mercado livre e escolher a fonte da sua energia. Os demais consumidores poderão migrar a partir de 2027.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Associar cura ao tratamento requer considerar diversos aspectos físicos que …

Um dos grandes destaques do encontro foi o aprofundamento no …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.