GPS Brasília comscore

Lula articula indicação de professor brasileiro para a Comissão Interamericana de Direitos Humanos

Nome de Fábio de Sá e Silva é aposta do governo para reforçar presença do Brasil na OEA e conter avanços da extrema-direita no órgão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende indicar o professor Fábio de Sá e Silva para uma vaga na Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), entidade da Organização dos Estados Americanos (OEA) responsável por fiscalizar e denunciar violações de direitos humanos no continente. A informação é do Correio Braziliense.

A nomeação faz parte da estratégia do governo brasileiro para reforçar sua influência na OEA diante do avanço de grupos de extrema-direita.

Fábio de Sá e Silva é professor de Estudos Brasileiros na Universidade de Oklahoma, nos Estados Unidos, e possui experiência nas áreas de política pública, segurança e Justiça. Formado em Direito, Ciências Sociais e Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (USP), ele também é mestre em Direito pela Universidade de Brasília (UnB).

A informação sobre a indicação foi divulgada inicialmente pelo colunista Jamil Chade, do portal Uol, e confirmada pelo Correio com fontes ligadas ao governo federal. A eleição para a CIDH ocorrerá em junho e definirá três novos integrantes para o colegiado, que conta com sete membros no total.

A decisão de Lula ocorre em meio a uma disputa crescente pela influência na OEA. O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, que tenta retomar o controle sobre o órgão com apoio de aliados como o presidente argentino Javier Milei, tem incentivado norte-americanos a se candidatarem à comissão. Além disso, parlamentares republicanos próximos ao bolsonarismo pressionam a entidade a denunciar uma suposta ditadura no Brasil.

Diante desse cenário, o governo brasileiro busca consolidar uma posição mais forte na OEA e evitar retrocessos na agenda de direitos humanos. Com a indicação de Fábio de Sá e Silva, o Ministério das Relações Exteriores será responsável por conduzir a campanha para sua eleição.

Em março, o Brasil já havia conseguido uma vitória significativa na OEA ao articular a eleição do surinamês Albert Ramdin para o cargo de secretário-geral. Ramdin derrotou o paraguaio Rubén Ramírez Lezcano, que tinha apoio de Trump, após um movimento de países de centro-esquerda e centro-direita para barrar a influência norte-americana na organização.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Dos olhos ao banho, passando por perfumes e séruns poderosos: …

A busca pela harmonia facial vai muito além do rosto

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.