GPS Brasília comscore

Lula anunciará primeiros ministros nesta sexta-feira

PT decide antecipar anúncio para evitar ruídos e quer manter áreas estratégicas nas mãos do partido
Reunião do Conselho Político de Transição na sede da Gabinete de Transição de Governo, no CCBB, em Brasília.

Compartilhe:

A **presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann**, afirmou nesta quinta-feira, 8, que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) começa anunciar seus ministros na sexta-feira (9). A ideia original era deixar para depois da diplomação, marcada para o próximo dia 12, segunda-feira. O governo de transição convocou um pronunciamento de Lula para sexta às 10h45.

“_O presidente deve começar amanhã a divulgar. Ele acabou de me chamar para o final da tarde para conversar, está querendo pelo menos amanhã anunciar alguns nomes de ministros_”, afirmou Gleisi. “_Ele estava querendo deixar para depois da diplomação, mas tem muita especulação, muita coisa. Aquilo que ele já tem certeza, que está certo, ele quer divulgar amanhã_”, acrescentou.

De acordo com Gleisi, serão anunciados os ministros “_mais evidentes_”. **A expectativa é que Fernando Haddad (PT) seja confirmado na Fazenda e José Múcio na Defesa**.

**Ministérios-chave**

Gleisi também confirmou que o partido tem interesse em ministérios-chave da Esplanada e vai apresentar ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) uma lista de quadros que poderiam ser escalados para as pastas. Ao comentar as demandas da legenda, Gleisi citou **Fazenda, Casa Civil, Educação, Saúde, Cidades, Ministério do Desenvolvimento Social e Ministério do Desenvolvimento Agrário**.

A sede do PT por espaço no próximo governo tem **irritado aliados que se somaram ao longo da campanha**, sobretudo na área centrista da transição. Partidos e lideranças que caminharam com Lula nas eleições, contudo, querem espaços de peso na Esplanada em formação.

“_O PT tem a compreensão de que aliados precisam participar do processo, mas obviamente sabemos o tamanho que nós somos_”, afirmou a dirigente. “_O partido maior da coligação, partido do presidente, então também queremos colocar nossos nomes, nossas propostas para esses ministérios_”, acrescentou. “_Vamos apresentar rol de nomes ao presidente, nossos quadros_”.

De acordo com Gleisi, **o PT quer comandar pastas da área social**. “_Ministérios que têm relação com as nossas propostas maiores_”, declarou a presidente do PT.

Ministérios de peso como Fazenda e Casa Civil devem, de fato, cair na mão do PT, com o ex-prefeito Fernando Haddad (PT), cotado para o primeiro, e o governador da Bahia, Rui Costa, para o outro. O Ministério das Cidades citado por Gleisi, porém, é cobiçado pelo ex-governador de São Paulo Márcio França (PSB) e pelo deputado federal eleito Guilherme Boulos (PSOL).