Em discurso na Marcha dos Prefeitos, nesta terça-feira (20), o presidente Lula anunciou a criação de novo programa de crédito para reforma de moradias populares. A iniciativa promove financiamento, com juros reduzidos. A proposta é um complemento ao programa Minha Casa Minha Vida. O benefício ainda não tem nome formal nem data de lançamento
“O cidadão que quiser reformar a sua casa, fazer uma garagem, um quarto, um banheiro, tem o direito de ir ao banco e pegar um crédito com juros o mais barato possível”, afirmou o presidente.
De acordo com o presidente, mesmo que o Estado tenha ampliado a construção de moradias, destacou que cerca de 4 milhões de residências no País não tem banheiro. “É uma vergonha. Este país, que é a oitava economia do mundo, ainda tem 4 milhões de pessoas que não têm um banheiro. Isso não é aceitável”, disse.
A expetativa do petista é de que o crédito seja disponibilizado por meio de bancos públicos, subsídios ou condições especiais pós comprovação de baixa renda. Em seu discurso, Lula disse que precisa do apoio de prefeitos para a execução do novo programa.
“Quem constrói casa nesse país é o povo, no sacrifício. E o governo tem que facilitar esse esforço com acesso ao crédito. Mas, sem os prefeitos, nada disso funciona”, concluiu.