GPS Brasília comscore

Lula anuncia Macaé Evaristo para substituir Silvio Almeida no Ministério dos Direitos Humanos

Deputada de Minas assume pasta após antecessor ter sido acusado de assédio sexual
Lula e a nova ministra Macaé Evaristo
Lula e a nova ministra Macaé Evaristo | Foto: Ricardo Stuckert

Compartilhe:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou, nesta segunda-feira (9), a deputada estadual mineira Macaé Evaristo (PT) como a nova ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania. Ela sucede Silvio Almeida, que deixou o cargo na última sexta-feira (6), após ser envolvido em denúncias de assédio sexual.

Macaé, favorita ao posto, participou de uma reunião com Lula no Palácio da Alvorada nesta tarde, onde foi oficialmente convidada para assumir o ministério. Ela aceitou o convite prontamente, e o anúncio foi feito pelo presidente em suas redes sociais.

“Hoje convidei a deputada estadual Macaé Evaristo para assumir o ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. Ela aceitou. Assinarei em breve sua nomeação. Seja bem-vinda e um ótimo trabalho”, escreveu Lula, acompanhando a mensagem com uma foto ao lado da nova ministra.

Demissão

Silvio Almeida deixou o ministério após acusações de assédio sexual, uma delas envolvendo a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. Embora negue as acusações, Almeida pediu sua demissão para focar na sua defesa.

Até a nomeação de Macaé, a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, assumiu a pasta interinamente. Outros nomes foram cogitados para o cargo, como Nilma Lino Gomes e Benedita da Silva, mas Macaé era a favorita desde o início.

Com forte atuação na área educacional, Macaé Evaristo já ocupou cargos de relevância, como secretária de Educação de Belo Horizonte e do Estado de Minas Gerais. Entre 2013 e 2014, atuou no Ministério da Educação (MEC) como secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão.