Categories: Política

Lula afirma que viajou muito e agora outros países procuram o Brasil para negociar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta sexta-feira (19), que viajou no ano passado, mas que agora são líderes de outros países que vêm ao Brasil. Ele deu a declaração em São José dos Campos, no interior de São Paulo. Segundo o petista, o Brasil tem que “gostar” de todo mundo. O que importaria, nesse raciocínio, é a relação entre estados.

Lula não mencionou nomes, mas um de seus desafios na atualidade é manter a relação de Estado entre Brasil e Argentina, enquanto o presidente do país vizinho, Javier Milei, dá declarações contra o brasileiro. O petista também disse que o Brasil vive um bom momento e que ele vive um momento excepcional.

O discurso do presidente foi no primeiro de três compromissos que terá nesta sexta-feira em São José dos Campos. A cerimônia foi para anunciar investimentos na Via Dra e Rio Santos. A administradora da rodovia, a CCR, emitiu R$ 9,41 bilhões em debêntures incentivadas ancoradas pelo BNDES.

Além de Lula, estavam presentes os ministros Laércio Portela (Secom), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), Renan Filho (Transportes), Geraldo Alckmin (Indústria e Comércio e vice-presidente da República), Fernando Haddad (Fazenda), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) e Márcio Macêdo (Secretaria Geral). Também estava presente o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

Provocação a Tarcísio
Lula também fez uma provocação ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Ele disse esperar que o governador mostre para o povo que governa com todos depois de ser eleito. O presidente da República disse que sempre convida prefeitos e governadores quando visita os Estados, e citou nominalmente o convite a Tarcísio – que não compareceu.

“O governador Tarcísio também foi convidado para vir aqui. Ele é convidado todas as vezes que venho a São Paulo. Ele tem liberdade de ir ou não ir. Eu espero que ele um dia decida começar a mostrar para o povo que a gente pode ser adversário, e a gente pode ter disputado eleições, mas quando termina a eleição nós temos de governar, e nós temos de governar junto com todo mundo”, disse o presidente da República.

Tarcísio chegou a ter encontros públicos com Lula no começo do mandato, o que causou desconforto na base bolsonarista mais radical. O governador é um possível candidato a presidente em 2026, já que Jair Bolsonaro está inelegível.

Estadão Conteúdo

Posts Recentes

Programa Diversidade de Gênero com Elas visa à inclusão de mulheres LGBTQIAPN+

Política pública da Secretaria da Mulher vai promover campanhas de conscientização e cursos sobre diversidade

15 minutos ago

Sindiveste celebra Júlia Theophilo, finalista em concurso de estilistas

Estudante do IFB se destacou em competição nacional de moda sustentável

21 minutos ago

b.car lança modelo de franquia que promete inovar mercado automotivo

Evento de apresentação foi promovido na noite desta quinta-feira (18/7) para celebrar e destacar a…

23 minutos ago

Saia de cetim é o must-have do momento

A saia de cetim permite a criação de diversos looks, do casual ao elegante

51 minutos ago

Campanha do Agasalho Solidário deste ano arrecada mais de 20 mil itens de inverno

As doações foram recebidas até quarta-feira (17) e estão sendo distribuídas para instituições sociais

2 horas ago

Como o apagão virtual afetou Brasília e o restante do País

Conversamos com um especilista que falou das consequências da pane e riscos futuros

2 horas ago