A segunda-dama do Brasil, Lu Alckmin, se prepara para um evento importante, nesta quarta-feira (3), que promete dar um grande impulso ao projeto Padaria Artesanal. O encontro, que será realizado com a participação de importantes nomes do setor, marca a chegada de novos parceiros: Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).
O projeto de capacitação social oferece um curso gratuito sobre a produção de pães nutritivos e sem conservantes, usando técnicas simples e equipamentos domésticos. O objetivo é capacitar os participantes para gerar renda, seja para consumo em casa ou para venda.
Sustentado por parcerias voluntárias da Arquidiocese de Brasília, CNBB, Sistema S e outros apoiadores, o Padaria Artesanal visa promover inclusão social e o fortalecimento econômico, sem o uso de verba pública. No Distrito Federal, o projeto já alcançou mais de 2.600 famílias desde o seu lançamento, em novembro de 2023.
Agora, a parceria com a ABRAS e o MDS deve fortalecer o impacto social do projeto, que conta com 63 unidades em todo o Brasil. A parceria do Ministério se dará por meio do programa Acredita, que ajuda famílias cadastradas no CadÚnico através de cursos profissionalizantes e acesso ao crédito.
“Estou muito feliz com as novas parcerias, que servirão de incentivo à continuidade do projeto. Ao ensinar as 10 receitas de pães artesanais, nós mostramos como pescar. Com as novas parcerias em direção à empregabilidade e ao empreendedorismo, agora, podemos oferecer ferramentas sobre como expandir essa pesca e aumentar a renda dessas pessoas”, comemora Lu Alckmin.
O SEBRAE também marcará presença na cerimônia, com uma palestra sobre empreendedorismo.