Se engana quem pensa que a Milan Design Week é um paraíso apenas para os apaixonados por mobiliário e arte. O evento, realizado até o próximo domingo (13), na Itália, também conta com um toque especial das maiores grifes de moda do mundo, entre elas, algumas presentes entre os brasilienses, no shopping Iguatemi Brasília.
Jil Sander, Jimmy Choo, Louis Vuitton, Brioni e Buccellati irão marcar presença pela primeira vez do calendário montado pela Camera Nazionale della Moda Italiana (CNMI). Serão 38 eventos com a participação de 29 marcas — sendo que 11 apresentam as suas linhas próprias de casa, que já são tradição na semana de design, como Hermès, Giorgio Armani, Dolce & Gabbana, Versace, Missoni, Elie Saab e Karl Lagerfeld.
Já Saint Laurent decidiu apresentar um projeto mais específico e inovador, com a arquiteta Charlotte Perriand. Gucci e Prada também levarão ideias diferentes e imersivas para o evento, como o programa de conferências Prada Frames.
Em 2025, a Dior não terá grandes instalações e aposta no minimalismo com a exposição de três vasos gigantes criados por Sam Baron. Na Ferragamo, um artesão demonstrará diferentes etapas da criação do sapato masculino que é a assinatura da casa. Já a MSGM mergulha no universo literário e transforma a sua loja em um salão cultural, com uma pop-up de livraria e debates.
A italiana Trussardi criará uma grande sala, com a realização de workshops, shows, brunches e até uma corrida de bicicletas.
O Milan Design Week é formado pelo Salone del Mobile, a feira oficial que recebe mais de dois mil expositores de 37 países nos pavilhões da FieraMilano City, e pelo FuoriSalone, que conta com mais de 1.650 iniciativas espalhados por toda a cidade.