Depois de termos passado por uma pandemia, cuidar da imunidade tornou-se, mais do que nunca, parte da rotina da população mundial. Em tempos de Carnaval, então, quando o consumo de álcool e noites mal dormidas ganham espaço, prestar atenção na saúde é fundamental.
Os alimentos podem assumir o lugar dos medicamentos quando o assunto é imunidade. Segundo o médico nutrólogo Daniel Magnoni, refeições balanceadas podem ser grandes aliadas quando o assunto é saúde.
“Cuidar do que vai ao prato e considerar alimentos ricos em proteínas e outros nutrientes essenciais, como o zinco, pode fazer toda a diferença para manter o corpo forte e pronto para combater possíveis ameaças externas”, informa o nutrólogo.
Saiba quais são os cinco alimentos que reforçam a imunidade:
Frutos do mar: minerais e ômega-3
Ostras, camarões, mariscos e alguns peixes, como salmão e atum, são fontes riquíssimas de zinco, selênio e ômega-3. O zinco, em especial, favorece a produção de células de defesa e combate processos inflamatórios.
“O ômega-3, por sua vez, atua como um poderoso agente anti-inflamatório natural, sendo especialmente benéfico para a saúde cardiovascular e a proteção imunológica”, explica o médico.
Carnes: fonte de proteínas e nutrientes essenciais
Carnes magras, como frango, carne bovina e suína, são destaque na recomendação do médico. Esses alimentos são grandes fontes de proteínas de alta qualidade. Da mesma forma, carnes também oferecem zinco, um mineral fundamental para o fortalecimento da imunidade, já que ele auxilia no funcionamento das células de defesa do organismo.
Derivados do leite: fonte de energia e nutrientes
Leite, queijos e iogurtes são conhecidos pela sua riqueza em proteínas e cálcio, mas também oferecem vitamina B12, nutriente indispensável para o bom funcionamento do sistema imunológico.
Ovos: rico em proteínas e selênio
Repletos de proteínas de alta qualidade, os ovos contribuem para a construção e fortalecimento muscular, essenciais para manter o organismo equilibrado. Ainda, são uma ótima fonte de selênio e zinco, dois nutrientes que têm impacto direto na saúde imunológica, e ajudam a evitar infecções e inflamações.
Frutas cítricas: compostas de vitamina C
As frutas cítricas são amplamente reconhecidas por seu papel no fortalecimento do sistema imunológico, principalmente por serem ricas em vitamina C, um antioxidante que estimula a produção de glóbulos brancos, essenciais na defesa do organismo.