Londres: cabines telefônicas podem virar vending machines

Em neurolinguística, ressignificar é **atribuir um novo significado às coisas**, propondo uma **nova visão de mundo** para as pessoas. E um bom modo de entender o conceito é olhar para a ideia de Nuriyeh Popalzi, moradora da cidade de Londres, que quer **transformar as cabines telefônicas da _Coventry Street_ em _vending machines_**, ou seja, em máquinas venda automáticas de bebidas e lanches, funcionando 24 horas por dia, todos os dias da semana.

![Foto: Hippopx](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/telephone_booth_red_london_england_preview_2ba78e4002.jpg)

A _Coventry Street_ é uma rua curta no _West End_ de Londres, que liga **_Piccadilly Circus a Leicester Square_**, uma área de grande movimento da cidade. O argumento de Popalzi para convencer as autoridades (que ainda estão analisando o projeto) é de que, **na era da telefonia digital, as cabines perderam sua finalidade**, estão em mau estado, apenas atraindo comportamento antissocial.

Ressignificadas, as cabines continuariam ostentando o status de ((símbolo da identidade britânica**, mas oferecendo “_um serviço moderno ao local, onde se pode petiscar ou beber sem fazer fila e esperar a sua vez para ser atendido numa loja_”, avalia Nuriyeh. Sua ideia se soma a outras iniciativas que já transformaram algumas cabines em **_coffee shop_, quiosque para engraxar sapatos e até em mini postos de emergência com desfrilador e tudo**.

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/redbox_cabine_telefonica_inglesa_470x330_ce9759dae0.jpg)
![Foto: Noctula Channel/Reprodução](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/cabine_telefonica_desfibrilador_desfibrilhador_470x627_8494b44615.jpg)

Projetada pelo arquiteto britânico **Sir Giles Gilbert Scott em 1924**, a cabine de telefone de Londres também está presente nas ruas do Reino Unido, Malta, Bermuda e Gibraltar. Antes elas eram milhares nas ruas da cidade, mas seu número diminui a cada ano. A cor **vermelha groselha** foi escolhida para torná-las fáceis de identificar, e desde 1926, começaram a ser estampadas com uma coroa de destaque, representando a monarquia britânica.

![Supermarine Spitfire – Foto: Wikimedia Commons](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Spitfire_Season_Premiere_Airshow_2018_cropped_a3b9982b88.jpg)
![Mini Cooper – Foto: Public Domain Pictures Net/Petr Kratochvi](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/mini_cooper_car_164a780683.jpg)

Em 2006, foi eleita como **um dos 10 principais ícones de design da Grã-Bretanha** entre o carro Mini Cooper; o monomotor Supermarine Spitfire; o World Wide Web (www); o mapa do metrô, o táxi e o ônibus de dois andares de Londres.

Relacionados.

Veja os melhores looks do red carpet do Grammy Latino 2024

Saiba como ver última superlua do ano nesta sexta (15)

Blombô realiza leilão na Cerrado Galeria