Aos 47 anos, a **primeira-ministra** tomou posse do cargo nesta terça-feira, 6, após encontro com a **rainha Elizabeth II**, no Castelo de Balmoral, localizado na **Escócia**. Líder do **Partido Conservador, Liz Truss** herda um país em crise, deixado por seu antecessor, Boris Johnson. Ela promete corte de **impostos** para ajudar com o custo de vida dos britânicos.
Com a nomeação para a liderança do Partido Conservador, ela passa a ser a **quarta primeira-ministra** do Reino Unido nos últimos seis anos. Nascida em **Oxford**, em 1975, **Mary Elizabeth Truss** veio de uma família de classe média. Com um pai professor de matemática e mãe enfermeira, a política declarou que em sua casa todos eram pessoas _“de esquerda”_.
![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/1_6b72077849.jpg)
Aos quatro anos, Truss se mudou para **Paisley**, oeste de Glasgow, na Escócia. **Competitiva** desde pequena, não gostava de perder jogos disputados em família. Mais tarde se mudou novamente e chegou a **Leeds**, Inglaterra. Após concluir o ensino secundário, a jovem entrou para a **Universidade de Oxford**, onde estudou **Filosofia, Política e Economia**. Lá, participou de **movimentos estudantis**. Seu primeiro partido foi o **Liberal Democrata**, que ia contra a monarquia no Reino Unido. Ainda em Oxford, Liz mudou de lado e entrou para o **Partido Conservador**.
Após se formar, trabalhou como **contadora** e casou-se com o contador **Hugh O’Leary**, em 2000, com quem teve **dois filhos**. A partir de 2001, ela começou a se candidatar e concorrer a diversas **vagas políticas. Vitórias, derrotas, críticas e experiências** em diversos cargos governamentais definem a trajetória da atual primeira-ministra do Reino Unido.
Um de seus grandes feitos foi garantir a **libertação** de dois **cidadãos britânico-iranianos** que haviam sido presos e detidos no Irã, como **ministra de relações exteriores**.
Já quando o assunto é _look_, Mary também tem sido muito **observada** — e comentada. Com **acessórios** marcados e não tão discretos, a britânica foge dos padrões conservadores. Além disso, seu **estilo** e posicionamento são responsáveis pela comparação com **Margaret Thatcher**, a _Dama de Ferro_, um ícone do **feminismo**. Com uso frequente de **vestidos, saias e cores vibrantes**, sua **vaidade** e veia fashionista são perceptíveis.
![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/2_8a82f2fe44.jpg)
![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/3_c2d88704aa.jpg)
![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/4_21bf99e22a.jpg)