Livro sobre direito regulatório será lançado em Brasília no final de novembro

Lançamento de livro | Divulgação

O Instituto Brasileiro de Direito Regulatório (IBDRE) promove o lançamento do livro “Direito Regulatório Brasileiro” em dois volumes no próximo dia 27 de novembro, em Brasília.

A obra, publicada pela editora Lumen Juris, conta com artigos de mais de 70 advogados e professores que debatem temas contemporâneos da área, como a regulação de big techs, geração fotovoltaica, proibição de cigarros eletrônicos pela Anvisa e a implementação do Free Pass para pedágios em rodovias.

O evento será realizado no auditório do Condomínio ÍON, na Asa Norte, às 19h, com participação aberta ao público interessado, como juristas, autoridades regulatórias, procuradores, ministros e empresários do setor de infraestrutura.

O ingresso é gratuito mediante confirmação de presença por e-mail. Além do lançamento, haverá uma palestra magna com foco em Direito Regulatório, com detalhes adicionais ainda a serem anunciados.

Fundado em 2023, o IBDRE iniciou suas atividades em 2024 com o propósito de oferecer estudos e análises sobre setores regulados de grande impacto, como telecomunicações, energia, transporte, saúde, educação, mercado financeiro, apostas esportivas e criptoativos. O Instituto busca auxiliar na construção de normas regulatórias que conciliem liberdade econômica e bem-estar social.

Os volumes da obra são coordenados por Conrado Gama Monteiro, André Portugal e Thiago Valiati, membros da Presidência do Instituto, e organizados por Fernando Menegat e Iggor Gomes Rocha, da Diretoria Acadêmica. O prefácio foi escrito pelos professores José Vicente Santos de Mendonça (UERJ) e Flávio Amaral Garcia (FGV-Rio), enquanto a apresentação é assinada pelos professores Rodrigo Pagani de Souza e Natasha Schmitt Caccia Salinas (FGV-Rio).

Conrado Gama Monteiro, André Portugal e Thiago Valiati afirmam que o livro busca “encontrar um equilíbrio eficaz entre liberdade econômica e bem-estar social, pautada em estudos sólidos e multidisciplinares”. Os autores destacam a intenção de fomentar debates técnicos e práticos sobre as normas estabelecidas por agências reguladoras, o Congresso e outras entidades reguladoras, promovendo um ambiente regulatório eficiente.

O primeiro volume aborda questões como a autonomia das agências reguladoras federais, a constitucionalidade do Secex e o reequilíbrio de contratos de concessão de rodovias em cenários de tragédias climáticas. O segundo volume explora temas como regulação das bets, grandes empresas de tecnologia e proibição de cigarros eletrônicos.

Serviço:
Lançamento do livro “Direito Regulatório Brasileiro”, volumes 1 e 2
Data: 27 de novembro, às 19h
Local: auditório do Condomínio ÍON, SGAN Q 601 BL H – Asa Norte, Brasília – DF

Relacionados.

Prêmio Engenho celebra 20 anos e anuncia novidades para 2025

PEC de redução da jornada enfrenta resistência no setor de alimentação fora do lar

Bancada feminina do Senado cobra justiça por assassinato de cantora trans em MT