GPS Brasília comscore

Livro de Jordanna Diniz aborda o impacto da endometriose

Publicação sobre endometriose traz relatos de mulheres e apelo por empatia e diagnóstico precoce

A endometriose afeta uma em cada dez mulheres no mundo e está associada a até 50% dos casos de infertilidade feminina, segundo estimativas médicas. Apesar de tão prevalente, ainda é uma doença pouco conhecida e, muitas vezes, negligenciada. É para dar voz a essas mulheres e promover informação que a cirurgiã ginecológica e escritora Jordanna Diniz lançou o livro Endometriose e seu cotidiano invisível, no final do mês de julho.

A obra nasceu de uma sugestão recebida no consultório. “Uma paciente me pediu um projeto que contemplasse humanização e informação para pacientes com endometriose. Foi então que resgatei as histórias que já escrevia há anos e comecei a trajetória de um livro com esse propósito”, conta a médica.

Logo nas primeiras páginas, a autora aposta em minicontos curtos e verídicos, que representam situações reais vividas por mulheres com endometriose. “A mensagem inicial é de identificação e acolhimento”, explica.

Jordanna Diniz lança livro sobre impacto da endometriose | (Foto: cortesia)

Impacto emocional e social da endometriose
O livro mostra que o impacto da doença vai muito além das dores físicas. Entre os relatos mais marcantes está o de uma paciente que chegou a pensar em suicídio após passar dez anos sem um diagnóstico preciso. “São mulheres que têm absenteísmo do trabalho, perdem relacionamentos e são julgadas. Muitas vezes, uma dor crônica é interpretada como frescura”, relata Jordanna.

Segundo ela, a falta de preparo do sistema de saúde agrava o cenário: “Pouco se fala sobre a endometriose. Não há capacitação suficiente para diagnóstico e suporte de tratamento clínico e cirúrgico, deixando as pacientes à deriva no processo de condução holística da doença crônica.”

Histórias que sensibilizam sem estigmatizar
A abordagem da autora busca humanizar a experiência dessas mulheres, sem reforçar estigmas. “Conto histórias verídicas que geram identificação sem julgamento”, explica. A intenção, diz ela, é transformar leitores e leitoras em agentes de informação: “Espero que se tornem embaixadores da causa e que, ao ouvir uma amiga, familiar ou colega mencionar sintomas, possam incentivar a busca pelo diagnóstico precoce.”

Próximos passos
O lançamento do livro também marca o início de novos projetos. A médica planeja encontros com pacientes e equipe multidisciplinar, com transmissão online, e já prepara um novo livro, que vai abordar endometriose, sexualidade e qualidade de vida no climatério. “Se falamos tanto de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, por que não falar e conhecer mais sobre a endometriose?”, provoca a autora. “A informação salva tempo, saúde e qualidade de vida.”

O livro Endometriose e seu cotidiano invisível, da médica Jordanna Diniz, está disponível para compra na Amazon, por R$ 120.

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI