Livro “A luta pela livre iniciativa” explora os rumos do empreendedorismo no Brasil

Alfredo Cotait Neto - Foto: Cortesia

O livro “A luta pela livre iniciativa,” escrito por Alfredo Cotait Neto, presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), explora o futuro do empreendedorismo no Brasil. A obra examina como as novas formas de relacionamento no trabalho e de fazer negócios podem impulsionar o crescimento econômico nacional, especialmente em um cenário de alta competitividade e encargos trabalhistas elevados. A obra busca responder a questões como: de que forma as pequenas empresas podem prosperar nesse ambiente? É viável gerar renda e criar empregos sem uma dependência excessiva do Estado? Como o apoio e a representação do associativismo podem contribuir para um ambiente de negócios mais favorável?

Em “A luta pela livre iniciativa” (Matrix Editora, 2024), Cotait, que também já foi senador, reflete sobre o impacto da digitalização e das novas formas de trabalho na construção de um Brasil mais competitivo. O autor compartilha sua trajetória e experiências empresariais, bem como artigos publicados na mídia, destacando sua visão sobre a independência econômica do país e o papel essencial do empreendedorismo no avanço econômico e na criação de empregos.

Cotait aborda de forma crítica os entraves burocráticos e a legislação tributária que impactam o setor, oferecendo soluções para criar um ambiente mais propício à livre iniciativa. Ele afirma que “o empreendedor da nova economia está sobrecarregado, é difícil se libertar das amarras do passado”, destacando a necessidade de entender as mudanças no mundo dos negócios e nas relações de trabalho, especialmente com a influência do universo digital.

O autor ainda comenta sobre a evolução dos sindicatos, que, embora tenham tido um papel essencial na regulação das relações trabalhistas no passado, hoje precisam se adaptar. Para Cotait, o conceito de liberdade para empreender é fundamental: “A base deste livro é alertar as pessoas de que as condições mudaram“, diz ele. Ele questiona, por exemplo, a viabilidade de criar sindicatos para trabalhadores de aplicativos como o Uber, que, segundo ele, refletem uma tentativa ultrapassada de tutelar o trabalho e limitar a liberdade de empreender.

Cotait explica que o livro visa ajudar empreendedores a compreenderem as novas relações trabalhistas e a importância de incorporar o mundo digital na negociação e na economia brasileira atual. Para ele, o crescimento econômico depende de uma abordagem empreendedora e menos vinculada ao passado.

Quando perguntado sobre o público-alvo do livro, Cotait destaca os jovens, afirmando que, se antes o ideal era o emprego formal, hoje o cenário exige um espírito empreendedor. Ele encoraja cada pessoa a explorar sua própria expertise e desenvolver suas habilidades, ressaltando que o empreendedorismo é a chave para realizar sonhos e objetivos de crescimento.

A luta pela livre iniciativa” foi lançado ontem, 13 de novembro, com uma sessão de autógrafos durante a “Cúpula de Líderes – The Global Leadership Summit 2024“, no Clube Monte Líbano, em Brasília. O evento contou com a presença de empresários de destaque no setor econômico e autoridades.

Relacionados.

Luiz Ricardo Santiago é destaque no Anuário Origem LATAM 2024

Terraço Shopping completa 25 anos com Natal dos Presentes Encantados

Natal do Brasília Shopping apresenta: a Locomotiva dos Sonhos